domingo, 16 de dezembro de 2007

O Campo do Cabedelo, a Confraria do Bitûmen e a minha solução final (croniqueta de fim-de-semana)


foto: Pedro Cruz (Outramargem.blogspot.com)


Muito se tem falado agora dos terrenos onde está o Campo de Jogos do Cabedelo. Estou consciente de que a minha opinião sobre o destino a dar àquele espaço será uma opinião muito, direi mesmo, absolutamente minoritária, por ser antagónica à opinião generalizada da maioria das pessoas e, como em democracia o que prevalece é a opinião da maioria, vou tendo a meu favor que, também em democracia a opinião das minorias deve ser respeitada e, pelo menos ouvida.
A questão de nunca se ter sabido de quem eram os terrenos e agora, de repente, ficar-se a saber de quem são, para mim é arrepiante, obscuro, indigno.
E a minha opinião será minoritária porquê? Explico: Porque os partidos que alimentam, favorecem, alimentam-se e precisam da especulação imobiliária têm, quer no país, na Figueira ou na Cova-Gala, em cada consulta às urnas, sempre muito acima dos 80% dos votos expressos. Então em S. Pedro está no poder uma mistura que eu não sei se será laranja rosácea ou rosa alaranjada. Se observarmos a constituição da Assembleia de Freguesia, de 9 elementos só um não pertence a esta explosiva mistura. E a especulação imobiliária tem sido desde há vários anos o leit-motiv desta coisada toda.
Bem, vamos à minha proposta: o que deveria ser o destino daquele espaço desportivo (gostaria de escrever estádio ou complexo) era a sua adaptação a uma correcta prática desportiva. Já que o Estádio José Bento Pessoa está entregue às “agruras” do desporto profissionalizado (leia-se indústria), além dos melhoramentos necessários para a prática de futebol, uma pista de atletismo vinha mesmo a calhar, com as valências necessárias para saltos e lançamentos. Não faltariam jovens para a prática do atletismo e quem os treinasse. O que aumentaria a qualidade de vida dos figueirenses e proporcionava à juventude mais escolhas na prática desportiva.


Adenda: Aí vai um silogismo.
1 – Hugo Chavez é ditador e anti-democrático. Hugo Chavez fez um referendo.
2 – A União Europeia é super-democrática. Não faz referendos.
3 – Logo o referendo é uma instituição ditatorial e anti-democrática.
Perceberam? Também era fácil.

7 comentários:

Anónimo disse...

Deixe lá algarvização da costa figueirense avançar, Homem! Não vê que o que as maiorias querem é modernização, incremento betomizador, sem perceberem nada do que se passa á sua volta. Ás minorias resta-lhes a grata satisfação de saberem que têm razão antes do tempo, observe-se o que aconteceu e está acontecer no Algarve. Até o André Jordan já quer deslocalizar a Quinta do Lago para o Alqueva, ehehehehehehe! Óspois queixam-se do turista de frango assado. Esses ainda são os únicos que frequentam a selva...de betão que querem impôr na costa atlântica a sul da Figueira. Quanto á ideia de desporto, saltos e lançamentos, essas coisas esquisitas de que fala, caro senhor, iso serve para quê??? A malta quer é pontapé na bola.

Capitão Merda disse...

Bom silogismo, sim senhor!

Anónimo disse...

Como defendo há muito, o Municipal José Bento Pessoa, devia ter uma pista de atletismo. Aqui pista, não significa 8 pistas; pura e simplesmente 2 ou 3, chegava.Aquele espaço entre o público e o campo, sobretudo nos topos, é um exagero e está pessimamente aproveitado(em tudo, quer no interior quer no exterior). sonha-se sempre em grande,quando o mínimo era o ideal enão era preciso grande investimento.
Quanto ao silogismo, permita-me que lhe diga, é ridículo. Devia rever a lógica nmatemática.
Cumprimentos
JM

Anónimo disse...

A lógica matemática da UE, aquela dos euros que passam por cima dos direitos humanos

alex campos disse...

Ao anónimo das 16:57:
Começando pelo silogismo, acho que não tenho que rever lógica nenhuma, a menos que se queira dar ao trabalho de explicar. Acho que a conclusão é deduzida das duas primeiras premissas, o que penso estar correcto.
Quanto à pista no José Bento Pessoa, sei que foi proposto há uns anos por um treinador de atletismo a reactivação da mesma, para treinos, e a custo zero, pois haveria quem fornecesse a cinza. Só posso garantir duas coisas: que a pista não está lá e que eu não fiz absolutamente para ela não lá estar.

Anónimo disse...

Dr. Alex, peço desculpa mas o dito anónimo tem razão. A premissa terceira está incorrecta. Em verdade lhe digo que correcto, correcto, é assim:
"A União Europeia é referendável".
Faça as contas e veja que tenho razão. Portanto a lógica matemática do dito anónimo está certíssima.

Capitão Merda disse...

Há pessoas que dão mais valor ao acessório do que ao essencial...