sábado, 25 de outubro de 2008

Dr. Melo Biscaia




Num pobre e tacanho país onde pides são condecorados e pensões são negadas à viúva de um Capitão chamado Salgueiro Maia, por politiqueiros eleitos democraticamente e supostamente democratas, reconforta qualquer democrata, qualquer anti-fascista, assistir à entrega da Medalha de Ouro da Cidade e do título de Cidadão Honorário da Figueira da Foz a homens como o Dr. Melo Biscaia.
aqui nos tínhamos congratulado com a decisão camarária. Ontem tivemos o grato prazer de assistir à cerimónia. E cumprimentar o “velho” democrata.
Raramente uma distinção destas é tão bem entregue. Personalidade sobejamente conhecida, reconhecida e respeitada, intransigente nos valores sociais, morais e cívicos que defende, resta-nos assinar por baixo as palavras do artista Fernando Campos:
“Luís de Melo Biscaia é um advogado e político cuja conduta corajosa (quando foi preciso), compostura moral e lisura cívica devia servir de exemplo a todas as gerações de políticos e advogados que se lhe seguiram. Um cidadão atento que ainda hoje, quase diariamente no seu blog, continua a fazer a pedagogia do bom senso e da tolerância, o que hoje pode parecer antiguado. É, no sentido literal, um aristocrata. Se o poder fosse exercido apenas por homens assim, até eu me tornaria miguelista”.

7 comentários:

Fernando Samuel disse...

Valham-nos, então, os actos de justiça como esse...


Um abraço.

Anónimo disse...

Haja reconhecimento. Abraço e Bom Fim de Semana

Anónimo disse...

Falta dizer que este democrata lutou, também, contra o gonçalvismo nas fileiras do então PPD, pelo qual foi eleito deputado.
Que não se esqueçam os pequenos grandes pormenores é o que se pede em nome da honestidade intelectual e da democracia pluralista.

alex campos disse...

Anónimo "neo-liberal":
Penso que está a misturar as coisas. O Dr. Melo Biscaia sempre foi coerente com as suas próprias ideias, foi , e é, anti-fascista, nunca disse a ninguém que era comunista, nem ninguém é obrigado a ser. Agora também lhe digo que o Dr. Melo Biscaia também se opõe a essa anormalidade que é o capitalismo fascizante que dá pelo nome de neo-liberalismo.
Admiro o Dr. Melo Biscaia pela intrangigência na defesa das suas ideias, que não são, nitidamente, as suas. E, por ser, o que muita gente não o consegue ser, um homem frontal que se assume.

alex campos disse...

Esqueci-me de dizer que quando o PPD tergiversou, o dr. Melo Biscaia mandou-o dar uma volta.

Anónimo disse...

Quando tudo isso aconteceu você ainda não tinha nascido ou, pelo menos, ainda não residia na Figueira. Assim sendo, as suas certezas são tão só fruto do que lhe contaram ( se calhar os "barca-novas") e, como em tudo, há sempre várias versões...

AC disse...

hummmmmmmnnnn...cheira-me que este assumido neo-liberal,é um ex-barca nova...será?