quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Lusofonia total

O senhor da foto foi jornalista, professor e escritor. Filho de um português e de uma cabo-verdeana nasceu em Moçambique. Cresceu em Angola e é um clássico da literatura de expressão portuguesa daquele país. Também viveu no Brasil, onde, aliás acabou por falecer.
Se clicar aqui ficará a saber quem é. Como também ficará a saber que um dos maiores escritores brasileiros de sempre nunca foi publicado em Portugal.

3 comentários:

Fernando Samuel disse...

Como dizes, João Guimarães Rosa é, de facto, um dos maiores escritores da língua portuguesa. Mas, se me permites, faço uma correcção: ele foi publicado em Portugal, aliás creio que parte grande da sua Obra foi publicada pela editora Livros do Brasil. Tenho cá em casa, por exemplo, «Sagarana» (o primeiro livro dele que li, talvez em 1962); «Miguilim e Manuelzão»; «Grande Sertão, Veredas» - pelo menos estes.

Um abraço.

alex campos disse...

Obrigado pela correcção, e informação, mas não sabia e nunca encontrei um livro dele. Li o "Grande Sertão: veredas", que a biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás, da Figueira da Foz possui,um exemplar com dedicatória e asinatura do próprio Guimarães Rosa. E li o livro de contos "Sagarana" que me emprestaram mas era uma edição brasileira.

Um abraço

Zorze disse...

Também no espírito de correcções, agradeço-te o esclarecimento via email.
Agradeço-te duplamente por trazeres escritores pouco conhecidos, ou melhor, escondidos por factores externos.

Abraço,
Zorze