quinta-feira, 14 de maio de 2009

Da liberdade na blogosfera

ilustração de: Fernando Campos
Se há sítio no mundo onde a liberdade tem expressão mais real é na blogosfera. Porque exercida a seu bel-prazer por cada um de nós. Não há regras impostas, leis, regulamentos, a não ser o comportamento de cada um. Há, isso sim, ou melhor, deveria haver, regras subentendidas de respeito pelo próximo, pelo trabalho ou opinião de quem os emite.
Mas não há. E assim aparece esse flagelo do anonimato, sob o qual são manifestadas opiniões muitas vezes mesquinhas, mal-educadas, denunciando, ora cobardia, ora vergonha de assumir aquilo que no fundo sente ou pensa o emissário da missiva.
Os direitos de autor são outro problema. Pela minha parte, já várias vezes tenho publicado aqui textos, fotos, cartoons, ou mesmo aludindo a determinados temas, citando sempre a origem ou fazendo um link.
Não me chateia absolutamente nada que copiem textos daqui, mesmo sem citarem a fonte. Primeiro porque não posso fazer nada contra isso e, segundo, até é um motivo de orgulho porque significa que o texto até tem a sua importância. Mas seria sempre de bom tom citar a fonte, porque doutro modo o acto pode ser confundido com “usurpar o trabalho de outrem”.
Uma das vezes aconteceu com um jornal e aqui fiz referência. Agora nem vou citar este último caso, pois fiquei mais admirado que incomodado, só porque este “copianço” deselegante partiu de uma conhecida e respeitada instituição local.
Mas aqui fica o registo.

Sem comentários: