sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Que rumo? Porque vai o mar um cão

Augusto Alberto

A blogosfera por vezes é inconveniente, porque nos traz coisas que deixam os mais puristas escamados. Mas façam como eu, sorriam, após tomar nota do cartaz que a JS plantou pela cidade, acusando o actual presidente da Câmara e o candidato da lista independente, Eng.º Daniel Santos, pelos atrasos dos últimos 8 anos. Pois sim, é preciso dizer aos jotinhas, com um sorriso e a seguir perdoar-lhes, porque são inocentes, que mantenham o cartaz até à próxima campanha eleitoral, dentro de 4 anos, com uma condição, prolonguem o espaço à direita porque ou muito me engano, dará jeito para lá plantar a fotografia do juiz Ataíde e a mãozinha partida do P.S, caso sejam poder de novo nesta minha cidade. Assim, sem mais, eu explico.
Li o desdobrável “Figueira com rumo” e cocei-me. Porquê? Porque voltam ao parque desportivo de Buarcos, que ninguém, após mais de uma década, consegue desenrascar. Continua morto. Rever o PDM e o PU, outra vez. Cuidemo-nos, porque estas revisões custam caros às cidades e aos cidadãos e tem por hábito deixar os mais atentos com os cabelos em pé. Mas o mais espantoso, foi um cartaz que durou 24 horas, e que me fez esfregar os olhos quase até à dor.
Compromisso com a cidade. Construir a via que ligará Buarcos a Quiaios. Uma boutade, disse eu. E em cheio, porque em 24 horas o cartaz foi retirado. Receio que a ousadia tenha custado um telefonema da Cimpor a perguntar; -que é lá isso de querer passar com uma via pública por terrenos privados? Evidentemente que o cartaz fez marcha à ré e eu desde já vos digo, só por estas 24 horas festivas e de embuste, lamento dizer, mas este juiz Ataíde nem um voto merece.
Compromissos a seguir, uma aldeia do mar e um passeio verde. Pela amostra dos cartazes, creio que seja a vaga recuperação de ideias retiradas do baú onde os socialistas esconderam o socialismo e que resultam de um estudo realizado por uma empresa que por cá assentou arraiais há muitos anos, com forte relação com uma colectividade local, de que o Presidente da Câmara, à época, era o Presidente da Assembleia Geral e em boa verdade, o seu tutor, e que a única coisa que fez, foi estudar a cidade, disseram, e ensacar o dinheiro devido e levantar amarras. Ficaram os papéis e por isso, eu acho que para além do referido cartaz ter de acrescentar espaço, desde já deverá incluir, também, não a fotografia do último presidente socialista, Aguiar de Carvalho, que contratou o referido estudo à GITAP, mas a mãozinha partida do PS, porque o rosário de coisas feias e também de atrasos, não foram obra de um único homem, mas de todo um partido, que durante boa parte de quase 2 décadas, governou sem amor. Há na actual lista do Partido Socialista gente que sabe bem do que falo.
Aliás, o Partido Socialista nesta matéria, continua em falta e isso só lhe reforça o ziguezague, porque para além do conjunto dos compromissos de que hoje fala, deveria incluir velhas ideias, como a tola da piscina oceânica, a não ser que esta esteja incluída na tal via verde e o atoleimado túnel subterrâneo para a outra margem, que deveria merecer desde já um outro outdoor, a condizer, plantado no local exacto da embocadura.
Para acabar, e a fazer fé, e eu faço, no texto aqui publicado neste “aldeia Olímpica”, pelo Nelson Fernandes, que nos remete para a necessidade do saneamento da câmara, perguntemos, onde vai esta gente buscar o dinheiro para tão vistosas obras? Dir-me-ão, que a fundos de modo vário. Pois é, mas isso não são coisas para um só mandato.
Só posso terminar, dizendo como as matriarcas cá da terra: - ah chopa, vai o mar um cão.
Adenda: sem mais comentários, mas se clicarem têm direito a Cambalache. Façam o favor, por aqui.

5 comentários:

Anónimo disse...

Nem mais!!!!
Cumprimentos
JM

Amigo dos Vais disse...

Ó Alberto, não havia necessidade, pá...

Anónimo disse...

Se o cronista fosse capaz de escrever sobre as propostas da CDU...mas não é, tão fraquinhas que são. Dedicam-se os comunistas a dizer mal dos outros partidos, velhos do Restelo, sem ideias nem coragem para as expor.

alex campos disse...

ao anónimo das 10:54

Estamos em dia de reflexão, mas como isto é um local, embora público não exposto publicamente, respondo-lhe:
Aqui neste blogue já temos falado das propostas da CDU e além disso, o senhor é que anda distraído.
Basta ler o programa que a CDU apresenta, basta ter estado atento à campanha eleitoral e aos debates, que não foram tão poucos como isso, para se dar conta que as propostas da CDU são concretas e bem definidas, realistas, sem promessas mirabolantes com o único intuito de ganhar votos.
Chamo-lhe a atenção para o excelente e rigoroso trabalho, aqui publicado, de Nelson Fernandes, actual deputado à Assembleia Municipal, sobre a situação financeira da cãmara.
Agora o que o senhor não entendeu é que o Augusto Alberto escreve crónicas (um género jornalístico), não escreve programas políticos.
O senhor fez-me lembrar o grande Henri Matisse, quando alguém, numa exposição, lhe disse que se visse uma mulher como as que ele pintava fugia. A resposta do pintor foi a única possivel. Informou a pessoa de que não pintava mulheres, coisa que ele não tinha reparado, que pintava quadros.
É que o Augusto Alberto escreve crónicas, senhor.

Bem haja.

OBS: um dos pontos importantes, interessantes, e vitais para os figueirenses, que está no programa da CDU, é a municipalização, de novo, dos serviços da àgua, pois esta é um bem público natural, preciosa à vida. Não deve ser um negócio de alguns nababos. Nem os figueirenses têm de pagar a água mais cara do país só porque é uma fatalidade.
Nenhuma outra força política se referiu a esta questão.

Anónimo disse...

De facto, o melhor é não se falar das propostas do juiz. Ataíde, o demagogo, faz parecer o santana lopes, um menino de coro.