sexta-feira, 4 de março de 2011

De modos que o futebol é qu’induca







Há dias tive a feliz e rara oportunidade de ver uma exposição de Vincent Van Gogh. Feliz e rara, mesmo. Muitas das obras expostas são de colecções particulares, o que quer dizer que a possibilidade de alguém as ver, ou tornar a ver, tão cedo é diminuta. O bilhete custava 12 euros, mas o passe para os transportes públicos tirado para vários dias dava-me entrada gratuita nos dois primeiros museus e um desconto nos seguintes. Daí que o mergulho no frenético mundo d’”o homem da orelha cortada” ficou-me pela módica quantia de 8,50 euros.
A sensação é manifestamente indiscritível. Única, como única é cada superfície que olhamos.
Isto vem a propósito das salas de troféus dos grandes clubes do pontapé no coiro se chamarem, agora, “museus”. Até aqui nada de mais.
Só que numa crónica de Nuno Ribeiro, hoje no jornal “Público”, fiquei a saber que visitar o “museu” do Real Madrid custa 16 euros, mais dois que visitar o Museu Van Gogh de Amsterdão, e visitar o “museu” do Barcelona custa mais 4,50 euros do que o ingresso para o Museu do Louvre.
Não sei quanto custa a visita às salas de troféus, “museus” perdão, do FC Porto, Benfica ou Sporting, mas também não estou interessado em saber. Na Gulbenkian sei o preço, certamente mais barato, suponho eu.
O cronista acaba assim: “Ninguém duvida que Leo Messi é um artista. Mas não é Ticiano ou Michelangelo, Goya ou Rubens. Quando marca, Messi está feliz, mas não é seu o sorriso de Monalisa. Falta sensatez, portanto. Excessos de bola”.

Sem comentários: