sexta-feira, 18 de novembro de 2011

De versões poéticas

Este poema, inicialmente atribuído a Bertolt Brecht, terá sido escrito por um pastor luterano chamado Niemoller. Mas nestas coisas de poesia há sempre outras versões, outros poetas que glosam o mesmo tema, como, por exemplo, o famoso "Descalça vai para a fonte", do grande Luís Vaz glosado por Francisco Rodrigues Lobo.
Isto para dizer que o Senhor Silva tem uma versão deste poema que se segue. Se o quiserem ler basta clicar aqui, onde Samuel nos faz o favor de divulgar.


Primeiro levaram os comunistas,
Mas eu não me importei
Porque não era nada comigo,
Em seguida levaram alguns operários,
mas a mim não me afectou
Porque eu não sou operário,
Depois prenderam os sindicalistas,
Mas eu não me incomodei
Porque nunca fui sindicalista,
logo a seguir chegou a vez 
De alguns padres, mas como
Nunca fui religioso, também não liguei.
Agora levaram-me a mim
E quando percebi,
Já era tarde.

Sem comentários: