quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Porto da Figueira da Foz: não há crise


O Porto da Figueira da Foz bateu, em 2011, um novo record de movimento de mercadorias, ao registar pouco mais de um milhão e setecentas mil toneladas. O anterior máximo tinha sido fixado em 2010 quando movimentou um milhão e seiscentas e quinze mil.
O prolongamento do molhe Norte poderá ser uma das razões que favoreceu este aumento, pois permitiu menos dias de barra fechada. As obras que se efectuaram no canal são outra das razões pois permitem um maior calado aos navios que aportam o porto.
Em Outubro último saiu um cargueiro transportando 6.100 toneladas de pasta para papel com destino à Holanda, que bateu o record de tonelagem de carga por navio e um outro com 6.000 toneladas de areia com destino a Marrocos.
A Celbi, a Soporcel e a Vidrociclo são as empresas que lideram o movimento de mercadorias, responsabilizando-se, as três, por 54,35% .
A Celbi (exportação de pasta para papel e importação de eucalipto) movimentou, aproximadamente, 563.000 toneladas (33,07%), a Soporcel (exportação de papel em contentores e importação de pasta para papel) 211.000 (12,41%) e a Vidrociclo (importação de vidro para reciclagem) 150.000 (08,87%).
Segundo um responsável do porto, espera-se que este ano se atinja os dois milhões de toneladas devido ao aumento de produção da Celbi e ao provável aparecimento de novas cargas.
fotos: alex campos

Sem comentários: