sexta-feira, 2 de março de 2012

"Anda Pacheco"

Augusto Alberto


"Anda Pacheco!" Ficou célebre o modo como Hermínia Silva motivava os seus guitarristas, para a conversa sobre o fado. Hoje, anda qualquer coisa de semelhante no ar. No Diário de Noticias, no Público, no Jornal de Noticias, no Correio da Manhã. Em todos os jornais especializados em economia. Na TV1, TV2, TV3, TV4, TV5, TV6 e Tv7. Em diferido e sobretudo em directo. 
"Anda Seguro!", ou melhor dizendo: está em marcha uma longa e muito bem urdida campanha com vista ao branqueamento, lavagem e ressurreição do partido socialista, que visa colocá-lo no lugar onde sempre esteve. A saber: primeiro, travar o movimento social, fazendo crer que não é preciso lutar porque o partido socialista, de esquerda e com preocupações sociais, chegado ao poder, resolverá o problema. Segundo, evitar que à sua esquerda, a esquerda consequente, o PCP, cresça e se coloque com 2 dígitos. Terceiro, estar a tempo e horas pronta a alternância para em caso de falência absoluta da direita trambiqueira, PPD/CDS, o poder não caía de maduro, a pique e quem sabe, na rua. E avance, então, a mudança das moscas mas que se mantenha a merda. Ou ainda, como sempre foi usual.
Quando o “preto” de confiança começa a vacilar e se abeira do precipício, logo outro “preto” está preparado para ser lançado ao serviço. Na verdade, é preciso que o partido socialista recupere a cor e o fôlego para que cumpra, como sempre cumpriu e à semelhança dos demais partidos socialistas por esse mundo, o papel de tampão dos movimentos sociais. Como disse Lampeduza, avança a alternância para que tudo fique na mesma.
No fundo, é o país enganado, corneado e fétido. Ou a ressurreição da traição.

Sem comentários: