sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Pérolas a porcos!


Augusto Alberto


Quero aqui dar nota da ordem dada pela empresa Mota-Engil, aos amigos.
A maioria politica PPD/CDS, avançou com uma proposta de lei para regularizar o trabalho portuário. É sabido, o trabalho portuário anda agitado. Há, inclusive, quem se divirta cascando na estiva. Não sei se na estiva existe abuso, como se escreve e diz. Contudo, o que visa a lei cinzelada pela maioria? Eliminar a carteira profissional dos trabalhadores portuários. Eliminar a livre contratação colectiva. Permitir a contratação de trabalhadores à peça, à hora e à jorna. Uma espécie de praça da jorna, rebuscada dos tempos de Salazar e Caetano, sem que haja ajuntamentos no portão do cais, porque as novas tecnologias resolvem o caso. Correio electrónico: Amanhã, tenho aqui umas horitas para fazer. Entras às 13 e sais às 20. Mas para o outro dia, não garanto. E quanto ao preço, é o do costume. É a selvajaria!
Esta lei foi aprovada pela maioria e com a anuência de quem? Ora de quem, do Partido Socialista, claro está. Que em matéria estruturante está sempre do lado direito dos abegões e dos coirões.
Abro um parênteses, para lembrar que foi também o P.S. que produziu alterações à lei do trabalho, mais à direita do que o projecto anterior, de Bagão Félix, lampião, cristão e simpatizante do CDS/PP. Aprovada a lei, trabalho adiantado e em caso de restolho, o Partido Socialista tentará caminhar entre os pingos, para evitar a molha. Quem sabe, um dia, seja levado pelo dilúvio.
Porque anda pelo mundo gente crédula, aproveito para esclarecer, sobre a quem serve esta lei. Lembram-se da tentativa de um ecrã na doca do Espanhol? É exactamente essa, a Mota-Engil, quem dirige a carga e descarga no porto de Lisboa, Liscont, que tem como seu presidente executivo, quem? Jorge Coelho, esse mesmo, o ex-poderoso ministro socialista. Cá está, para que serve o périplo empresas privadas, Assembleia da República, empresas privadas.
Para acabar, quero aqui dizer, que os porcos, sejam os que dirigem a carga e descarga no porto de Lisboa, ou os porcos do estado de Michigan, são os mesmos, e só esses podem ser alimentados a pérolas. Pérolas a porcos!
Nota final: a imprensa escrita portuguesa está a bloquear informação sobre o xeque-mate ao movimento sindical no estado do Michigan, (como já antes na casa da democracia em Portugal). Ontem, no senado do Estado, andaram portas a bater, gritos, chanfalhos e cadeiras pelo ar.
E os porcos a grunhirem, a aplaudirem e a dançarem. Um nunca visto.

Sem comentários: