quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Parabéns, Bruno

Bruno Santos, atleta do Ginásio Clube Figueirense, sagrou-se campeão do mundo de Full-Contact, de pesos médios (76 kgs.), no passado Sábado em Angra do Heroísmo, ao derrotar o campeão da Catalunha, Jorge Anton, num combate muito renhido de 5 assaltos.
Até amanhã, campeão.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

José Bento Pessoa (Ciclismo)


Foi o primeiro campeão de Espanha em Ciclismo, ele, que chegou à modalidade por um mero acaso. É que José Bento Pessoa praticou natação, remo, corrida, e até futebol, a guarda-redes.
Depois de partir um tornozelo, numa queda que “lhe poderia ter sido fatal”, como se pode ler na biografia de Romeu Correia, a recuperação mostra-se complicada e é um médico que lhe aconselha exercícios, ciclismo por exemplo… um desporto que está em voga e a ganhar popularidade. Aluga ou pede emprestada uma bicicleta e dá umas voltinhas para recuperar. Um certo dia, em 1891, com 17 anos, assiste a umas corridas e nasce a sua paixão pela modalidade que o tornará famoso e o primeiro português detentor de um record do mundo.
Em 1897 participa no I Campeonato Nacional de Espanha, prova que ficou conhecida por “100 quilómetros de Ávila”. Vinha catalogado como um bom sprinter e “a sua inclusão na prova de fundo não deixou de fazer sorrir alguns ciclistas e dirigentes. E maior surpresa suscitou ainda quando viram o ciclista da Figueira a utilizar uma bicicleta de pista… soube-se mais tarde (este episódio foi evocado pelo próprio José Bento) que um dirigente espanhol se condoera por isso, dizendo-lhe: Oh, homem, mas se você me tivesse dito eu arranjava-lhe uma boa bicicleta para esta prova! (in Biografia de José Bento Pessoa, Romeu correia).
Segundo a própria imprensa do país vizinho foi uma vitória categórica do atleta figueirense. Nesse mesmo ano, meses depois, Bento Pessoa bate o record mundial dos 500 metros, em Madrid, que será melhorado pelo próprio nesse mesmo ano. Repare-se nas distâncias, o que faz de Bento Pessoa um atleta invulgar, excepcional seja como sprinter seja como corredor de fundo.
O genial ciclista, um dos fundadores do Ginásio Clube Figueirense, foi contratado por uma empresa francesa e fez grande parte da sua carreira em Espanha, França, Alemanha, Suíça, tendo corrido também no Brasil. No seu auge raramente perdeu uma prova, e nos intervalos, as suas visitas à terra eram um acontecimento com centenas de populares a aplaudi-lo e as duas filarmónicas a tocarem em sua homenagem.
Quando da construção do Parque de Jogos, nos anos 50, a CMFF tinha já resolvido que se chamaria Estádio Municipal Oliveira Salazar. Estava a construção perto do final, quando a CMFF recebe um ofício do gabinete da Presidência do Conselho, dizendo que Sua Exª sem deixar de se sentir sensibilizado com a ideia, propõe que seja dado o nome de qualquer desportista famoso da Figueira da Foz, como por exemplo o de José Bento Pessoa.
Bento Pessoa passou à eternidade em 7 de Julho de 1954, com 80 anos de idade.
Pensamos que já se justifica uma reedição da sua biografia, da autoria do romancista e dramaturgo Romeu Correia, cuja capa da primeira e única edição ilustra este texto.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Comunicado nº 01


1 - A Administração da Aldeia Olímpica pede desculpa pelo atraso da emissão deste comunicado, mas devido ainda a deficiências técnicas (leia-se falta de conhecimentos destas coisas de blogs, posts, links e demais confusões), por enquanto, espera-se, só é possível postar com a ajuda de um amigo, especial, mas não está sempre ao nosso dispor, como é evidente. Aproveitando-nos da disponibilidade do António Agostinho prometemos, contudo, ir aprendendo, embora a idade não ajude.
2 – A Administração da Aldeia Olímpica congratula-se com a atribuição, por parte da CMFF, da Medalha de Ouro da Cidade e o título de Cidadão Honorário ao democrata, anti-fascista, político, intelectual, homem de cultura, cidadão, o dr. Luís de Melo Biscaia. Registamos o atraso, mas nunca é tarde.
3 – A Administração da Aldeia Olímpica lamenta a constatação de já não existirem, nesta sociedade consumista e decadente, muitos homens com a verticalidade reconhecida do Dr. Melo Biscaia.

domingo, 28 de outubro de 2007

Oito vírgula três (em jeito de croniqueta de fim-de-semana)

Se eu conseguisse cobrir os 3 mil metros obstáculos em 8,3 minutos seria certamente campeão olímpico. Se fizesse a distância em 7,1 seria considerado um super-homem.
Esta coisa das corridas funciona um bocadinho de maneira diferente dos saltos. Quer dizer, recorrendo ao De La Palisse, nas corridas quanto menor for o tempo, melhor; nos saltos, é melhor quanto maior for a distância saltada. Há estas nuances na mesma modalidade desportiva, consoante a disciplina. Acontece que eu seria capaz de fazer os 3000/obs. para aí… sem ser muito exigente… bem… muito perto dos vinte minutos. Por isso mudemos o azimute.
Na política, que só tem uma disciplina, as coisas variam do mesmo modo.
Quer dizer, se estivermos na Oposição, e a taxa de desemprego for de 7,1%, achamos que é uma calamidade, que o governo fracassou e coisa e tal. Se estivermos no governo e elevarmos a taxa para 8,3%, achamos a coisa normalíssima, assobiamos para o lado e nem nos passa pela cabeça que fracassamos. É uma espécie de “porreiro, pá”, não sei se entendem.
O defeito não será dos políticos, eles só enganam quem gosta de ser enganado. Quando o actual primeiro-ministro afirmou o que afirmou como líder da Oposição, e que toda a gente sabe, estava a mentir.
Só por isso estará ilibado, estava tão-só a cumprir o seu papel. Há é uma incapacidade nossa, talvez genética, de sermos governados por gente séria.
Se não perceberam nada do que se passou não se apoquentem: é que eu também não percebi. Talvez não deva ser para perceber.
Enfim.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Solange Azevedo (Natação)


Com 18 anos, esta estudante de enfermagem, é um dos valores seguros da natação figueirense da actualidade. Natural de Lavos, conseguiu o 3º lugar nos nacionais em 2003 nos 200 e 400 metros livres. Mas, especialista nos 200 metros/costas, na época 2005/2006 foi campeã nacional sénior nos Nacionais de Inverno em piscina longa e, na mesma distância nos nacionais de Verão conseguiu a segunda posição.
Em 2006/2007 repetiu o primeiro lugar nos nacionais de Inverno em piscina curta, e o segundo lugar em piscina longa, na mesma distância.
Produto do GCF, estudando em Coimbra representa agora o Clube Náutico daquela cidade.
Não se podendo queixar por falta de resultados, a natação figueirense poderia contudo sofrer uma maior evolução, no entender de Solange, “com uma piscina, mesmo de 25 metros, com condições ditas normais, e uma boa sala de musculação também dava um grande jeito”.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

O primeiro post

Apesar da actualidade poder não o dar a entender, a Figueira da Foz sempre teve uma vasta tradição desportiva.
Nos finais do Século XIX, assiste-se à fundação da Associação Naval 1º de Maio, do Clube Ginástico, do Ginásio Clube Figueirense, da Associação Naval Figueirense e de outras colectividades.
O escritor Romeu Correia, na sua biografia de José Bento Pessoa: “E, assim, esta cidadezinha meridional depressa se torna na terceira potência desportiva do País. (…) A vitalidade desportiva progride sempre, pois, a par do remo, da ginástica educativa e aplicada, da esgrima, surgem secções de ciclismo, futebol, tiro, hipismo e pedestrianismo.”
Até aos dias de hoje, com estruturas ou sem elas, suficientes ou insuficientes, a juventude figueirense tem tido um comportamento meritório em provas nacionais, a avaliar pela distinção que a CMFF faz todos os anos aos atletas que conseguem um dos 3 lugares do pódio.
Deles iremos falar, divulgar o que fazem e como o fazem, sem esquecer outros que através dos tempos têm honrado a sua cidade.
Iremos, então, neste espaço, recordar a juventude de ontem e conhecer a juventude de hoje.