terça-feira, 7 de outubro de 2008

A fálica posição da Cunha


A cunha é um hábito já enraizado na sociedade portuguesa há longo tempo. Não só na sociedade portuguesa, não é de maneira nenhuma um exclusivo nosso, não sejamos mais papistas que o papa. Utilizada com sucesso, e desmedidamente, pelos socialistas, quase diríamos ter-se tornado parte do seu próprio programa, tão afeitos à sua prática, tornou-se uma moda que, pelos vistos, não indigna ninguém.
Utilizada para pagar favores a quem presta “valiosos” serviços ao partido socialista é a principal imagem de marca da forma como eles exercem o poder. Ela, a cunha, é atribuída quer como reconhecimento final ou mesmo como meio para conseguirem objectivos outros. Vai variando, conforme os interesses do momento.
Como alguém referiu a possibilidade de se erigir um monumento a tão “garbosa e democrática” figura, o artista Fernando Campos deu aqui uma sugestão.
Não sendo artista, mas embalado pelo facto de falar com muitos deles, avancei aqui com outra. Outra sugestão, bem entendidos. Muito modesta, menos elaborada, estereotipada, mas metafórica quanto baste. Claro que os objectos da base são arredondados e no meu projecto aparecem quadrados. Apenas respeitei os princípios biológicos, dando um toque realista à coisa, pois um deles aparece maior que o outro. Só que, no real, eles vão alternando no tamanho, tudo devido á alternância instituída, sem qualquer alternativa, talqualmente uma lei universal. O que me criará dificuldades acrescidas na execução do projecto. Mas pronto, parafraseando a raposa, também não sou artista.
Quanto ao material usado também ainda não tenho uma ideia concreta.
Sabe-se é de “boys” colocados, e a martelo, ainda no governo do “socialista” Guterres, que, apanhados por uma lei deste socretino governo, talvez inadvertida por ter esquecido os correligionários, tiveram que deixar o poleiro, melhor dizendo, o tacho.
Chegou-me ao conhecimento que um deles vai processar o Estado. Quer dizer, o PS põe, dispõe, faz, desfaz, amanha-se, desamanha-se. Depois o contribuinte, o erário público, acarreta com as responsabilidades?
Isto é que vai uma democracia…

4 comentários:

Fernando Samuel disse...

Parabéns: um bom texto e... dois bons projectos de monumento à cunha...

Um abraço.

Ana Camarra disse...

Alex, começo por dizer que tenho tido dificuldades em comentar no teu blogue!

Depois dizer que infelizmente a prática da "cunha" já é tão banalizada que as pessoas já acham normalissimo, isso sim é uma tristeza...

um abraço

Anónimo disse...

Ora, ora... bem prega Frei Tomás... és cá um santinho impoluto como o amigalhaço Baptista Bastos, o tal que também de alambazou com uma casa da CML e ainda diz que é normal...

Anónimo disse...

É a chamada democracia "boyeira".
É só corruptos, é só corruptos.