domingo, 8 de março de 2009

São as mulheres como tu

Que pela consciência, encontram
respostas para todas as perguntas

Que pela fraternidade, possuem não só
uma vida mas todas as vidas

Que pela dedicação, transformam o cansaço
numa esperança infinita

Que pelo pensamento, ajudam
a realizar o azul que há no dorso das manhãs

Que pela emancipação, fazem de nós
mulheres e homens com a estatura da vida,
capazes da beleza,
da igualdade, da justiça e do amor

São as mulheres como tu

Que podem transformar o mundo


Joaquim Pessoa



No ano passado, neste dia, dediquei uma canção à minha camarada Sofia Ferreira. Este ano dedico este post às minhas amigas da blogosfera. Umas conheço pessoalmente, outras não. Mas aí vai, "comme même": À professora Ana Tapadas, uma excelente poetisa, à Ana Camarra, uma cronista de primeira água, à Sal, uma investigadora incansável e uma blogger de grande qualidade.

Acrescentaria uma só, e pequena, opinião: Estou de acordo com o Orson Welles, não concordo com a igualdade da mulheres. Pronto, é uma opinião. É que acho mesmo que elas devem continuar superiores.

Um beijinho a todas.

6 comentários:

Ana Tapadas disse...

Obrigada meu amigo!
Excessivo é o «poetisa»...brinco com as palavras e isso acalma uma lutadora como eu, sempre à procura de justiça e de verdade.
Também sei que as mulheres não são iguais...nisso tens razão. Precisamos do dobro da coragem e isso não é fácil...com a nossa sensibilidade.
Mas homens que, como tu, nos homenageiam, merecem o nosso respeito.
Tenho a sorte de nunca me ter sentido discriminada! ( bem, só ao volante...ehehe)
Beijinho

Fernando Samuel disse...

Um belo poema e uma bela homenagem.

Um abraço.

samuel disse...

Apoiado!

Abraço

Ana Camarra disse...

Alex

Só agora vi esta homenagem, muito obrigado.

beijos

alex campos disse...

Não tem de quê.
um beijo

Anónimo disse...

Em 1944, Olga Michakova, secretária da Comissão Central da Org. da Juventude Comunista, da URSS proferiu esta pérola libertadora: " as mulheres soviéticas devem procurar tornar-se tão atraentes quanto o permitam a natureza e o bom gosto. Depois da guerra, elas deverão vestir-se como mulheres e ter atitudes femininas. Dir-se-á às jovens que se conduzam e andem como mulheres e, por esse motivo, adoptarão saias estreitas, que as obrigarão a um modo de andar mais gracioso" Isto, depois da lei soviética de Junho de 1941 que proibiu o aborto e suprimiu o divórcio!!!!!!!