quarta-feira, 22 de abril de 2009

Quando os xuxas conspiram na sombra

Não sei se as novas gerações fazem ideia do que acontecia, antes do 25 de Abril, se alguém fosse apanhado a ouvir o Zeca e outros.
Mas há dias um amigo meu estava a ouvir o último trabalho dos “Xutos”, no seu automóvel devidamente estacionado, em plena Praça General Freire de Andrade, mais conhecida por Praça Nova, e um agente da autoridade mandou-o desligar o leitor de cd’s. Ele negou-se como é evidente, e o agente, tentou a dissuasão dizendo que a música, a tal da qual se fala, tinha palavras obscenas e chegou a ameaçá-lo de o autuar. O meu amigo e colega de trabalho disse-lhe que não havia nada palavras obcenas e que a canção é sobre a realidade.
Claro que isto é impensável, ou deveria sê-lo, mas aconteceu. Que o fascismo anda por aí, não será bom menosprezá-lo.
O grande poeta e professor de história, autor de “Os Vampiros” tinha razão e continua actualizadíssimo. Pegando no título, o que faz falta é avisar a malta. Tanto mais que eles, os xuxas, têm uns amigos recomendáveis com quem fazem umas trocas que não são só de galhardetes ou cromos.
Ouçamos a música em causa, também actual:

4 comentários:

Fernando Samuel disse...

E o mais dramático é que, provavelmente, ninguém ordenou ao guarda que fizesse o que fez...

Um abraço.

alex campos disse...

Tenho as minhas suspeitas que terão recebido indicações, mas são só suspeitas.
O certo é que ainda não ouvi a canção na rádio.

um abraço

anónimo "neoliberal" disse...

alex campos vive na subrealidade conspirativa, povoada de tenebrosos fantasmas.Tenha calma homem! Ainda há coisas simples e boas nesta vida! Que azedume lhe vai na alma ! Dispa, por instantes, a sua capa negra de zorro dos pobrezinhos e oprimidos e delicie-se com o prazer individual e "burguês" e um fantástico pôr-do-sol como o de hoje...

Guimaraes disse...

O polícia naõ seria um dos que foram ao Sindicato dos Professores na Covilhã?
Tem o hábito doentio de ultrapassar as ordens...