domingo, 7 de março de 2010

O Teatrinho

Augusto Alberto

Para adormecer tenho que ler, mas neste dia deu-me para fazer zapping e fui calhar em boa hora, ao canal Odisseia. Chamou-me a atenção o facto da peça começar por falar sobre Patrice Lumumba. Fiquei e fui seguindo o correr dos textos e imagens. Foram testemunhos, na primeira pessoa, de agentes da CIA e alguns dos seus mais notáveis directores, numa lista de casos bem alinhados e sistematizados. Passou pelas dezenas de tentativas para liquidar Fidel, pela aventura na Baia dos Porcos, pelo Vietname, e por fim acabou com a pinochetada fascista, contra a unidade de Allende. Deixo de remissa a liquidação de John Kenedy, porque isso, apesar de cronologicamente também caber nas descrições, é outra conversa. Deste conjunto de acções retenho, para já, os factos passados na Baia dos Porcos e a guerra do Vietname.
Na primeira pessoa, disse um ex-agente que o desembarque na Baia dos porcos teve, primeiro, como convém nestas coisas, uma provocação. E qual foi? A CIA atentou contra cidadãos americanos, pasme-se, e a seguir responsabilizou forças da Revolução Cubana, pelos factos. Estava montado o cenário para a invasão da ilha de Cuba no ano de 1961, com o desembarque mal sucedido na Baia dos Porcos por cerca de 1.500 cubanos de Miami, que foram ao frete, mal amanhados e sem apoio.
A guerra do Vietname, também, como convêm, passou primeiro por uma provocação. O ataque a um navio americano no ano de 1964, no Golfo de Tonkim, pela marinha do Vietname do Norte. Ainda hoje, não é líquido, mais uma vez na primeira pessoa, que tal facto tenha ocorrido. O que se sabe é que a sanha criminosa contra as populações indefesas do Vietname atingiu as raias da loucura e acabou com a derrota americana e com 50 mil baixas nas suas forças armadas. Sempre na primeira pessoa, Lyndon Johnson e Nixon tiveram da CIA sempre as informações que desejaram, sobretudo do seu Director, Richard Helms, para lançarem os seus actos tenebrosos e terroristas. Mas será preciso esclarecer que recentemente, também a CIA forneceu a Bush, Blair, ao maoista português e ao fascistazito espanhol, informações forjadas, mas necessárias para avalizar o avanço para o Iraque.
E por fim, em Novembro de 1963, John Kennedy, de candeias às avessas com a CIA, na razão do descalabro na Baia dos Porcos, é executado numa visita a Dallas, no âmbito da sua campanha eleitoral com vista à sua reeleição. Na primeira pessoa, o ex-agente contou que Robert, seu irmão, também mais tarde assassinado, se encontrou com Richard Helms, o Director em funções e lhe perguntou: - o que é que a CIA tem a ver com o a morte do meu irmão? Esta, novamente na primeira pessoa, é, ainda hoje, o grande segredo da CIA e da política americana.
Alguns agentes acusaram a CIA de crimes contra a humanidade. Mas acontece que o tribunal penal de Haia não julga criminosos americanos, só os derrotados que num dado momento resolveram olhar olhos nos olhos, o Império.
Ocorreu-me escrever sobre estes factos numa altura em que uns rapazes lá por Cuba se dedicam à luta pelos direitos humanos utilizando uma arma, quase que diria, de fim de linha, a greve da fome, que acabou para já, com uma morte. Mas também notei que as reacções internacionais começam, como dizer, a ficar frouxas. Talvez porque esta gente perdeu o crédito, ainda que de quando em vez, para manter a chama e a face, se dediquem ao teatrinho.

8 comentários:

o castendo disse...

Sobre Patrice Lumumba:
http://ocastendo.blogs.sapo.pt/tag/patrice+lumumba
Sobre os outros temas que abordas:
http://www.gwu.edu/~nsarchiv/
Site indispensável para quem se interessa sobre política internacional em geral e dos EUA em particular.
Lá está, preto no branco, documentado, que o «incidente» do Golfo de Tonquim foi mesmo uma provocação montada...

Anónimo disse...

Falta também julgar os crimes dos agentes do KGB e seus amigos do mundo comunista.

Lembram-se do Boeing sul coreano abatido por caças MIG soviéticos, em nome da defesa do comunismo, causando a morte de 269 pessoas ?
http://en.wikipedia.org/wiki/Korean_Air_Lines_Flight_007

E os massacres no Afeganistão nos anos 80 ? E as armas químicas aí utilizadas ?

E as eternas guerras africanas (anos 70-80) subsidiadas por russos e cubanos apoiando ditadores (José Eduardo dos Santos,....) comunistas ?


Pois é , disso não falam os comunistas portugueses. Porque será que só conseguem ver os crimes dos americanos ?

Anónimo disse...

http://www.communistcrimes.org/

Ver aqui os crimes do comunismo

líria porto disse...

excelente texto! que "os xerifes do mundo" sejam julgados por toda a humanidade - e punidos!

Anónimo disse...

Essa está boa.
Que fazia um avião Civil, cheio de passageiros, num território hostil, sabendo nós que, já nessa altura, nem uma avioneta se perderia da sua rota?
Já agora, lembram-se do avião airbus 320, que ao levantar voo do Irão, foi abatido por um navio de guerra Americano, no golfo Pérsico?
Por acaso iam 230 "Perigosos Iranianos", e "Por acaso" o avião seguia uma rota pré definida e civil, o que é diferente do caso anterior
Neste caso foi sem querer, no outro foi de propósito.
Conclusão ... Os Americanos , bonzinhos que são, fazem "danos Colaterais" os outros são Bandidos assassinos.
Mas há mais, mas por aqui me fico.
F.S.

Anónimo disse...

a questão é mesmo essa: não há bons nem mau todos de um só lado.
os americanos têm muitos crimes às costas, desde o extermínio dos índios até ao Iraque

mas, os russos no século XX e XXI , não lhes ficaram muito atrás, a grande fome da Ucrânia nos 30 e a guerra da Tchéchénia ....

Anónimo disse...

sim. o avião coreano perde-se , e os comunistas abatem-no !
Boa ideia. Humana. Racional !

Estes comunistas arranjam qq argumento para defender a sua dama.
Chama-se a isto fanatismo....

Anónimo disse...

O avião coreano NÃO se perdeu, isso é uma anormalidade da sua parte, oa aviões de passageiros NÃO SE PERDEM.
São abatidos, quanto a mim mal, mas não se perdem, quem assim pensa ou é ignorante ou anormal, fico-me pela primeira.
Agora um navio da marinha mais poderosa do mundo, cheio de tecnologia, não conseguir ver a diferença entre um avião de guerra com uma envergadura de pelos menos 5 vezes inferior a um airbus a320, cheira-me a crime.
Imagina lá que um avião soviético, na altura, 1988, sobrevoava território americano, não respondia ao chamamento dos controladores e não saía do espaço aéreo dos EUA, o que faziam os EUA, queixavam-se na ONU?
Claro que abater um avião cheio de passageiros é crime, mas só se forem os russos, do outro lado não é pura defesa do território americano.
Posso dar muitos mais exemplos do que são capazes os americanos.
Um avião de caça americano cortou o cabo de um teleférico, em Italia, ao voar muito baixo, numa zona que lhe era interdita.
Morreram creio que 20 pessoas que iam nesse teleférico, civis que iam esquiar.
A justiça Italiana quis julgar o piloto e o co-piloto do avião que provocou o acidente/catástrofe.
Ainda aguardam que lhes seja entregue a tripulação do avião, e entretanto já enterraram os desgraçados que iam no teleférico.
Que diz a isto?
F.S