segunda-feira, 4 de maio de 2009

Parabéns, Luandino


Nacionalista angolano, José Vieira Mateus da Graça, nasceu em 1935, a 4 de Maio, na Lagoa do Furadouro, Vila Nova de Ourém, Portugal. Preso pela PIDE por várias vezes, uma das quais cumpriu pena, 14 anos, no Tarrafal. É um dos mais conceituados escritores angolanos e um dos nomes grandes da literatura de língua portuguesa.
Em 1965 a Sociedade Portuguesa de Autores atribui-lhe o grande prémio Camilo Castelo Branco, o que levou a Pide a desmantelar a sociedade.
Em 2006 venceu o Prémio Camões, o maior galardão literário para a língua portuguesa, que rejeitou por motivos “íntimos e pessoais”.
Romancista, novelista, poeta, tradutor. Traduziu para português a célebre obra de Anthony Burguess, “Laranja Mecânica”. Escreveu, entre outras obras, “Nós, os do Makulusu”, “No antigamente, na vida”, “Luuanda”, “João Vêncio: os seus amores” ou “A cidade e a infância”.
Foi secretário geral da União dos Escritores Angolanos (membro fundador) e secretário geral adjunto da Associação dos Escritores Afroasiáticos.
Pelo enriquecimento que trouxe à língua portuguesa, pela recriação da linguagem oral, penso que é um sério candidato ao Prémio Nobel.

Sem comentários: