terça-feira, 26 de maio de 2009

Vai o mar um cão

Augusto Alberto


Na minha terra, na indicação do cabeça de lista do Partido Socialista às eleições autárquicas, houve de tudo. Mosquitos por cordas. Alguns ilustres locais e distritais a continuarem na linha dos desabafos do anterior vereador municipal e do anterior presidente da junta de freguesia de Buarcos, para além, de que, em dado momento, a coisa foi de gritos e apitos. Uma candidatura com traços que só nos poderá assustar, pelas relações ínvias, a fazer fé em relatos que por cá andam. Até porque os cidadãos desta terra não tem razões para grande confiança relativamente aos seus líderes locais.
Todavia, nesta matéria, tiro o chapéu ao PPD/PSD da Figueira, porque geriu de modo muito inteligente este tempo de incertezas. Agora sabe que afinal o Partido Socialista se colocou a jeito para somar novo desaire autárquico, a fazer fé em algumas vontades. O PPD/PSD poderá hoje com tempo e mais cuidado, fazer tranquilamente a sua escolha e se não se atrapalhar, está claramente em condições de renovar a vitória autárquica. Mas…
Mas, contudo, como cidadão, só poderei dizer que as bruxas andam por ai a par do diabo, que é casal sempre tinhoso e manhoso. As histórias são de rilhar os dentes e por serem transversais, cuidai-vos figueirinhas, fazei como eu, que sei desde já onde votar.
Como se diz por Buarcos. Vai o mar um cão.


No arranque das campanhas eleitorais que por ai vem, neste Maio, 80 mil reuniram-se e marcharam em Lisboa, de modo pacífico, educado, limpo e democrático. Pois é. Cá por mim, nem um papelinho deixei no chão, desviei-me para deixar passar uma ambulância com alguém lá dentro à rasca e nem perdi o tino quando ao meu lado esquerdo estava a sede de uma daquelas empresas que nos sugam e pagam generosamente aos seus administradores. Considero-me um sortudo, porque tenho dinheiro para pagar a camioneta para ir à festa, com todo o gosto, porque felizmente, democraticamente, ainda não tenho que ir às sobras dos supermercados.
Mas afinal, a propósito, quem se mobilizou e foi mobilizado?
- Foram 80 mil mobilizados pelo Partido Socialista, a quem as sondagens eleitorais apontam para trinta e tal por cento? Foram 80 mil mobilizados pelo Partido Social-democrata, a quem as sondagens eleitorais apontam para trinta e tal por cento? Foram 80 mil mobilizados pelo Bloco de esquerda, a quem as sondagens eleitorais apontam para 12/13 por cento?
- Foram 80 mil mobilizados pelo Partido Comunista Português, a quem as sondagens eleitorais apontam para um dígito, 8 por cento?
Só me admira que aqueles que eleitoralmente se constituem por dois digitos, não tenham a coragem de descer a avenida e mostrar o que valem e o que querem. Sejamos sérios.
Mas o país real, é mais do que campanha eleitoral, apesar de se querer dar a ideia de que o País parou por aqui. Dava jeito, mas a verdade é que nestes tempos de grandes desconfianças, os compinchas amnésicos do banqueiro Oliveira e Costa, estão muitos atrapalhados, porque o homem quer revelar os milhões que pagou e a quem pagou. Será? A palavra será dada aos deputados. É só um instante, ou o homem vai de novo contar aquela história da grande montanha que só pariu um rato?
E afinal, também ficamos a saber que a mansão de Rendeiro mudou de off shore. Também eu, pobre cidadão, mudo de praia de volta e meia, mas sempre com azar, só consigo ir para praias de águas frias…Aí se eu fosse um banqueiro vigarista, só me via nadar em praias de águas quentes. Assim, só no duche…

4 comentários:

anónimo "neoliberal" disse...

Desde quando a representatividade política e a real ligação popular se mede em quilómetros de manifestação ? Esse é o enorme e persitente equívoco dos comunistas que confundem movimento social e mobilização de rua, com o voto secreto, democrático e individual em urna. Depois admiram-se com os resultados eleitorais!

Formiga disse...

Pois é..
Mas será coincidência que a CDU para qualquer eleição parte nas sondagens com muito menos votos do que vem a obter (durante a campanha, e mais para o fim lá equilibram a balança); Será coincidência que todos os outros estão muito acima, nas sondagens, do que depois resulta nas urnas...
Quantas vezes é que as sondagens deram o BE à frente da CDU?, quantas vezes o BE ficou à frente da CDU?
Pois as sondagem também servem como instrumento para influenciar os menos esclarecidos, e se os votos não forem para os PS/PSD, mais valem irem para o BE do que para a CDU... não é?

samuel disse...

Oh Alex Campos! Que coisa...
Só as sondagens é que contam. Uma concentração de 85.000 pessoas, não significa nada... sobretudo para aqueles que as não conseguem realizar e muito menos entender.

Abraço.

Anónimo disse...

Acredito e todas as sondagens o confirmam que o Bloco de Esquerda vai relegar o PC para um modestíssimo 4º lugar no número de votos. E, por força da demografia e estrutura etária dos apoiantes comunistas, essa tendência vai-se acentuar cada vez mais.