quinta-feira, 2 de julho de 2009

Hugo Almeida, Aboutrika e dois auto-golos


Não tenho nada a opor que desportistas se metam em política, manifestem opiniões, defendam o que acham que devem defender. Além de ser um direito inalienável que lhes assiste, seria certamente, da minha parte, um desrespeito à sua inteligência, pois não deixam por isso de ser cidadãos, seres pensantes. Já aqui elogiei, inclusivamente, um grande futebolista, “meu adversário”, por ter tomado uma posição política, considerando-a até corajosa.
Vem isto a propósito das últimas notícias, que tive conhecimento através dos blogues “Outra Margem” e “Marcha do Vapor”, dando conta que Hugo Almeida, futebolista da selecção nacional portuguesa, é o mandatário para a juventude da candidatura do juiz candidato pelo “ps”. Até aqui tudo bem.
Só que Hugo Almeida deveria ter assumido esse acto político como ele é realmente: um acto político. Não o assumiu. Conhecendo, como todos conhecemos, as capacidades, os apetites, as manigâncias, as perfomances do “ps” quando está no poder, o aríete da equipa das quinas deu mesmo a entender que se estava a distanciar, a modos que a fazer um frete, quando afirma isto:
“A minha vinda aqui não tem nada a ver com política. A razão desta vinda é para que a Figueira seja melhor em termos de desporto”.
Ou então já sentia o cheiro ao oportunismo, à demagogia, ao eleitoralismo. Mas aí não se metia no assunto.
Confesso não conhecer qualquer iniciativa ou mesmo uma declaração que seja da parte de Hugo Almeida a propósito do desporto na Figueira da Foz. Logo, declarações destas enquanto mandatário de uma candidatura política só podem ser consideradas, em termos futebolísticos, como um auto-golo.
Auto-golo fez também Aboutrika, e os seus colegas, na Taça das Confederações. Ao tentarem evitar uma derrota, talvez humilhante, frente à melhor equipa do mundo da actualidade, estiveram muito mal. Está bem que nunca pensaram, nem ninguém pensava, que os espanhóis iriam ter uma noite negra. Mas mesmo assim.


Adenda:
Acabo de saber que o CDS vai apresentar uma candidata à Câmara Municipal. Já vamos em 6, o que contradiz as doutas opiniões de que a dita está falida. Não deve estar, não senhor, uma vez que quem as emite, as doutas opiniões, bem entendido, também está na corrida.

4 comentários:

Fernando Samuel disse...

Grandecíssimo auto-golo!...

Um abraço.

Anónimo disse...

Atão esses senhores não são avançados? E metem auto-golos? O futebol já não é como era dantes.

Anónimo disse...

Não vai apresentar, já apresentou. Foi no passado domingo.
Cumprimentos
JM

Anónimo disse...

Há aí dedo do Pinto da Costa. Não se lembram que quando ele estava para ir "dentro" foi avisado na véspera para dar ao slide?