terça-feira, 5 de janeiro de 2010

CAN

Conhecida por Coupe Africaine des Nations (CAN), a Taça das Nações Africanas, competição correspondente ao Europeu, tem inicio Domingo, com o país anfitrião, Angola, a defrontar o Mali.
Para realizar este evento desportivo Angola teve de construir 4 estádios novos. Em Luanda, Benguela, Cabinda e Lubango.
Temo que quem vai lucrar (ou já lucrou) com esta situação são os mesmos (ou equiparados) que lucraram, em Portugal, com a realização do Euro’04.
E temo também que os angolanos fiquem com o mesmo problema que os portugueses ficaram: com estádios novos onde se gastou uma pipa de massa e sem alguma utilidade. Por exemplo, já houve quem defendesse a demolição do estádio de Aveiro, por ser incomportável a sua manutenção.
Quero com isto dizer que o povo angolano não beneficiará nadinha com isto, pois já se vê que outras prioridades muito mais prementes foram ultrapassadas.
Quanto ao aspecto desportivo claro que vou torcer pela minha equipa, embora não esteja lá muito entusiasmado.
Os “palancas negras”, orientados por um treinador com grande curriculum, Manuel José, têm obrigação de fazer melhor do que fizeram nas duas últimas grandes competições em que entraram. No Mundial’06 não fizeram má figura, atendendo que ficaram no grupo de Portugal e México. No CAN’08 foram eliminados, com grande injustiça, diga-se, nos quartos de final, pelo vencedor da prova, o Egipto.
Mas no actual “consulado” do treinador português, que substituiu o angolano Oliveira Gonçalves, visto pela crítica como “conservador” que revelava medo de arriscar, a equipa rubro-negra ainda não ganhou qualquer jogo. Empatou com o Portimonense, com o Olhanense, com a Gâmbia e com a RD do Congo e perdeu com a Estónia. Está bem que são só jogos-treino, até pode ser que… bem, oxalá.
Uma questão favorável, além do incontornável factor casa, é que em Angola os treinadores portugueses dão-se lindamente: Bernardino Pedroto já foi campeão nacional várias vezes e por várias equipas e, no basquetebol, Luís Magalhães é o actual campeão nacional e africano com o 1º de Agosto, e à frente da selecção venceu o Afrobasket’09.


O site oficial do CAN/2010.

Sem comentários: