sábado, 3 de abril de 2010

Texto singelo

Augusto Alberto

Em 30 de Março de 2010 13 pessoas, uma delas bebé, foram chacinadas na cidade de Juarez, no México, vitimas das lutas pelo controle da droga. As estatísticas dizem-nos que a média de pessoas abatidas de modo calculado, é de cerca de 210 pessoas/mês. Num espaço de um ano de caça ao homem, um número próximo dos 2.600 abates. É evidente que há maduros que a esta coisa chamam democracia, apesar do estado já não conseguir garantir a vida. A este ritmo, a minha freguesia, por exemplo, desapareceria em menos de 4 anos. Que beleza!
Pelo Estados Unidos pavoneia-se um velho, o mais tosco, cretino e aberrante homem, de seu nome, Luís Pousada Carriles, que em 11 Maio de 1976 fez explodir com gosto um avião cubano com 73 jovens atletas cubanos que tinham participado nos Jogos ibero – americanos. Já lá vão muitos anos e este terrorista continua a iludir a justiça porque as autoridades americanas lhe dão o merecido aconchego. Bem exige Cuba o seu julgamento e para o efeito o estado venezuelano já solicitou a sua extradição, mas o estado americano nunca esquece, como deve ser, quem o serve com distinção.
É sempre possível ter dúvidas, mas eu sei que se Pousada Carriles tivesse rebentado um avião com bandeira americana e desse tresloucado acto tivessem morrido algumas dezenas de cidadãos do império, seria seriamente procurado, nem que a terra ardesse. Aliás, como está à vista.
De todo o modo, que se fale de democracia e mantenhamos também a memória viva e então, para inicio de conversa, bem andarão esses cubanos das liberdades, se exigirem logo à cabeça que esse Pousada Carriles seja julgado a preceito, porque com a sua expressa vontade, matou seus concidadãos, a não ser que o império lhes tenha pedido para manterem a memória curta. Por isso faz bem a revolução cubana em cerrar taipais em sua defesa, ainda que custe, contra tudo e contra todos.
Vem isto a propósito de comentários feitos à volta de conversas pluralistas na rádio Maiorca, que excluem a opinião de gente da CDU. Essa exclusão é um direito, que fique claro. Mas à falta de melhores explicações, que não terão de ser dadas, evidentemente, cá chegamos inevitavelmente a Cuba e à Coreia do Norte.
Pois bem, em Cuba as coisas são assim como digo. Quanto à Coreia do Norte, sei o que leio, embora essa gente que escreve e opina na totalidade não me mereça a mínima confiança e, por isso, a minha capacidade de triagem é praticamente nula. Nunca lá fui, nem creio que alguma vez tenha modo de lá ir, embora já tenha feito por lá, duas tangentes. Por isso, a Coreia do Norte está-me longe, mas não deixa de me dar algum encanto de quando em vez, quando o canal Mezzo passa na íntegra, num concerto de charme, a Sinfonia do Novo Mundo, de Dvorak, dirigida pelo maestro Lorin Mazel, num teatro de Pyongiang, austero, elegante e penetrável, perante os sérios e absorvidos dignitários do regime norte coreano, naquele momento, completamente adocicados pela delicadeza das notas da sinfónica de Nova Yorque. Ficamos a saber que até os mais sisudos homens podem ficar em êxtase perante a beleza dos sons. Infelizmente, a alguns empedernidos bloguistas e demais opinadores que entendem o mundo com centro no seu umbigo e fazem do anticomunismo o alimento de pedra das suas almas, não sei como lhes dar música para os tornar mais adocicados. E como não sei, fico-me por aqui, por este singelo texto, ainda que nada mude, evidentemente.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ao contrário do afirma o autor do texto, Augusto Alberto, o terrorista cubano Posada Carriles foi julgado e preso nos EUA pelo atentado contra o avião das Linhas Aéreas Cubanas.
Ver aqui
Posada, who denied involvement in the Cubana 455 bombing, insisted his "only objective was to fight for Cuba's freedom".[30] Posada was found not guilty by a military court; however, this ruling was overturned and he was held for trial in a civilian court. Posada escaped from prison with Freddie Lugo in 1977, turning themselves in to the less-than-sympathetic Chilean authorities. He was immediately extradited, and was held without conviction for eight years before escaping in 1985 while awaiting a prosecutor's appeal of his second acquittal in the bombing. His escape is said to have involved a hefty bribe and his dressing as a priest.[20][31] According to Posada, the escape was planned and financed by Jorge Mas Canosa, by then head of the Cuban American National Foundation, a group with close ties to the Reagan administration.[32] Mas then helped Posada settle in El Salvador, where he joined the White House-directed operations in the region.[32]

Os comunistas parecem conviver mal com a verdade história. Não vale "criar factos" para dar cobertura à ideologia.

Carriles não é extraditado para Cuba porque há o perigo de ser torturado em Cuba, como acontece com muitos presos políticos e outros.

Ver aqui relatório da AI sobre Cuba:

http://www.amnesty.org/en/library/asset/AMR25/002/2008/en/45e7fb64-9074-11dd-b16f-6118895def38/amr250022008en.html

I. Current events

1. In AI’s opinion, what will be Fidel Castro’s legacy?

AI believes Fidel Castro's legacy will be twofold - on the one hand, he will be remembered as the man whose government imprisoned many hundreds of people because of their peaceful political activity and severely restricted Cubans' freedom of expression and association. Hundreds of thousands left their country as a result. On the other hand, Fidel Castro will be recalled for his efforts to provide all Cubans with key human rights such as access to housing, healthcare and education.

Anónimo disse...

A Rádio Maiorca convidou um comunista que esteve presente no programa e emitiu opinião. Pouco se ouviu , nada de substancial disse, mas esteve lá.

O autor do texto deste blog afirma que não esteve ninguém da CDU. Não ouviu o programa, não sabe, mas não se absteve de comentar.