Começa hoje à tarde o 1º campeonato do mundo de futebol realizado no continente africano.
Pese embora a poderosíssima capacidade alienante que o futebol-espectáculo tem, sempre quero deixar aqui alguns palpites sobre os possíveis candidatos à vitória final.
È justo fazer uma declaração de interesses: neste certame sou sempre pela “canarinha”. Ainda para mais os “palancas negras” quiseram dar-se a excentricidades e não conseguiram o apuramento para o torneio sul-africano.
Vamos, então, aos favoritos. Em meu entender só haverá surpresa quanto ao vencedor se este for uma selecção fora dos 7 seleccionados que apontarei.
E destes, 5 (Brasil, Argentina, Itália, Inglaterra e Alemanha) já conquistaram o troféu. Excluo o Uruguay e a França. Não vejo os franceses, malgré o meu francolifismo, capazes que chegar tão longe, e não estou influenciado pelo facto de se terem apurado através de uma arbitragem à portuguesa.
As outras duas que não representarão surpresa alguma se chegarem à vitória final são as duas selecções ibéricas, Portugal e Espanha. A primeira foi semi-finalista há 4 anos e tecnicamente é uma das melhores do mundo, a segunda é campeã europeia, com mérito e com classe, o que constitui um forte cartão de crédito para o favoritismo.
Não me esqueci da Holanda, sempre uma selecção forte, só que não faço a mínima ideia de como se encontra pois não a vejo jogar há algum tempo, como também devo dizer que gostava de ver uma selecção africana a chegar um pouco mais longe do que tem acontecido. Acho difícil, mas tudo pode acontecer, a bola é redonda como dizia o outro.
E uma final Brasil-Costa do Marfim?
Deixemo-nos de tergiversações. Venha de lá o hexa.
sexta-feira, 11 de junho de 2010
O grande circo: alguns palpites
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
A Laranja Mecânica regressou, está na sua potência máxima - futebol demolidor e espectacular. Tanto assim que apostei 50.000 euros retirados do meu plano poupança reforma na bolsa de apostas Betadine.
Quanto ao hexa, penso que vai ter que ficar para daqui a 20 anos. O Brasil tem provavelmente a pior selecção de sempre. Atenção aos "outsiders" Uruguai e Chile. A Alemanha é sempre um crónico favorito e a minha selecção preferida, mas está longe do futebol total das décadas de 70/80/90. Itália, Inglaterra e Espanha não vão lá. A França pode ser uma surpresa, ao contrário do que a maioria pensa. A Argentina é um caso idêntico ao de Portugal, tanto é capaz do melhor como do pior. As selecções africanas vão ser todas elas uma autêntica desilusão.
Saudações do Marreta.
A Alemanha foi a mais infeliz das selecções no que diz respeito a lesões, mas os alemães já demonstraram que são sempre competentes.
Não estejas tão "optimista" em relação ao Brasil.
um abraço
Aposto que vai ganhar... alguma. Por mim estará muito bem. :-)
Abraço.
Enviar um comentário