quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Pinóquios

Augusto Alberto


Informa a imprensa regional que o equipamento desportivo a construir na Freguesia de Buarcos, e sobretudo o seu putativo campo de golfe, que não mereceu interesse da própria Federação Portuguesa de Golfe, não passou da casca, ou como quem diz, da prancheta do arquitecto. Por hora, o actual presidente da câmara municipal teve o mérito de falar verdade. Já se sabia do embuste, mas a manha eleitoral é mais forte. Se somarmos este desaire ao estado em que se encontra o parque desportivo municipal, ainda que o campo onde jogam os mais novos esteja prestes a levar um piso sintético, a verdade é que o parque desportivo municipal é um verdadeiro escarro, não tenhamos medo do adjectivo.
Fui utilizador intensivo do ainda estádio municipal, nos anos distantes de 70, 80 e 90 do século passado. Recordo quando chegava e chamava pelo Ti Alberto. Cheguei! E ele respondia, ai vai a chave meu caro Alberto, bom treino.
Passaram por lá técnicos da DGD, de fita e papel na mão com vista a lançar o projecto de uma pista qualificada. Inclusive, parte da bancada sul teria de ser demolida para se construírem os corredores para os 110 barreiras e escapatória. Aliás, nunca percebi porque é que aquele equipamento nunca foi qualificado e posto ao serviço das duas escolas vizinhas. Estive há pouco tempo em França e o centro desportivo onde estive é utilizado diariamente, intensivamente e extensivamente, das 8.00 horas às 22.00 horas, sobretudo nas tardes de 4ª feira, quando as escolas fecham e os meninos são enviados para a actividade desportiva acompanhada. Não é por acaso que a França renovou o dificílimo título mundial de andebol há dias atrás.

Estas coisas têm culpados, evidentemente. Desde logo, para o bem e para o mal da cidade, o presidente Aguiar, que nesta matéria sempre foi uma força de bloqueio. Simpatizávamos um com outro, é certo. Talvez pelo modo leal como o confrontei com as suas opções de política desportiva. Depois outros vieram, e a incapacidade parece que fez escola. Um queria inclusive a sacanice de um estádio para 30 mil pessoas.
Mas entretanto, no esteio desta conversa, o meu desejo é lembrar que a jotinha socialista cá da terra, na última campanha eleitoral autárquica montou um cartaz em que colocou de modo irrepreensível as caras de anteriores presidentes do PSD, responsabilizando-os por tudo o que no concelho foi feito de mal. E eu, sempre atento, fiz logo um texto em que aconselhava a deixar espaço para os presidentes socialistas que também colaboraram nas borradas.
Apesar de faltar muito para nova borrasca autárquica, desde já, face a desmandos e promessas eleitorais anteriores não cumpridas e a não cumprir, (como por exemplo, do PPD, o palácio de congressos, o complexo desportivo de Buarcos, que afinal morreu na prancheta e do actual Partido Socialista, a lembrar: - a renovada promessa, porra, do complexo desportivo de Buarcos. A aldeia do mar. O passeio atlântico. O caminho atlântico para a Murtinheira, e ainda antes, aquele gostoso túnel pedonal para a outra margem), lembro que podem desde já começar a desenhar novo cartaz. Mantenham os que lá estavam, sim senhor, mas acrescentem as caras dos presidentes socialistas. Mas devagar, porque o tempo sobra. Um traço hoje, uma pincelada depois de amanhã, mas dando por favor volume aos narizes de todos os bonecos do cartaz. Chegados à campanha, o painel estará pronto e os narizes que ao longo dos meses foram crescendo, acabarão, lindos, como o de Pinóquio. Aliás, nestas matérias a pátria tem andado, desde o poder local, legislativo e executivo a ser gerida por Pinóquios, que sucessivamente são caucionados pelo voto popular e democrático.
E sendo assim…é de respeitar, mas também de os denunciar.

1 comentário:

Ana Tapadas disse...

Está lindo o blogue!
Continuas activo e militante. Assim é que é!
beijo