terça-feira, 12 de abril de 2011

Embusteiros e trastes

Augusto Alberto

10 Abril foi um péssimo dia para os adeptos que deram o seu voto a um português que dá pelo nome de baptismo de Fernando Nobre. Fernando Nobre colocou-se em definitivo ao nível de um embusteiro e de um traste. Vem na esteira de embusteiros como Otelo Saraiva de Carvalho, Lurdes Pintassilgo ou Manuel Alegre. Fernando Nobre sabe o que quer e os que com ele estão, também. Nobre, o homem que nunca deu um passo para mudar fosse o que fosse, mas sempre deu muitos para fazer a caridadezinha, muito ao gosto de certos sujeitos, recrutou muitos milhares que acreditaram no homem que se dizia lavado pela cidadania. Mas o que quer afinal o homem honrado e limpo? Muito simples, chegar a Presidente da República. E como? Usando as máquinas partidárias dos partidos de direita que reiteradamente abjurou durante a última campanha eleitoral para a Presidência da República.

Tão simples. Dir-se-á, afinal, que o homem tem um ego que incha para lá das paredes da A.M.I. Engano! O homem mostra ter um preço e como a direita sabe bem o que quer, às vezes até compra ou retribui. Nobre talvez tenha a justa retribuição pela ajuda que deu a eleger Cavaco, na esperança de que os aparelhos que elegeram aquele o elejam a ele dentro de 5 anos. Esquecendo as suas preocupações sociais, contribuirá em definitivo para que o ultraliberalismo venha a tornar os cidadãos mais pobres. Nesse momento, esquecerá por ventura a caridadezinha, e tornar-se-á um homem calculista, pequeno e risível.

Mas também no sábado, o poeta Manuel Alegre, de quem se diz ter sido sempre o “enfant terrible” dentro do P.S., mostrou o que vale. Depois de há muitos anos se ter tornado amigo de Carlucci e de com ele ter conspirado, agora, depois de umas quantas rábulas patrióticas e de esquerda, que chegaram para enganar também muito boa gente, inclusive uns tipos que se dizem da novíssima esquerda, mostra de que massa é feito. Um aparelhista e carreirista. Afinal o homem que ameaçou cindir o P.S., vai integrar a comissão política nacional convidado pelo presidente, José Sócrates. Afinal, tudo está bem, quando as peças se ajustam nos seus lugares. Por isso Povo, é bem certo o que diz o ditado, quando a cabeça não tem juízo o corpo é que paga. Que o diga aquele cidadão, desiludido com a única vez que desceu do Porto a Lisboa, para apoiar uma causa. A de Fernando Nobre a Presidente da Republica. Entretanto é preciso continuar a dizer. Esta gente nunca se engana. Quem se tem enganado são os muitos milhares de portugueses que aos trauliteiros e embusteiros tem dado os seus votos.

Sem comentários: