sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Proibida a mendicidade

Augusto Alberto

Numa cidade do norte, cortada pela estrada nacional nº1, referência do país sorumbático, lá esteve, anos, uma excrescência do tempo fascista, que dizia: “proibida a mendicidade”.
E agora mesmo, li das coisas mais interessantes na rede: “Creio que o Álvaro tem um grande estilo... Nota-se-lhe uma grande vontade e uma grande motivação para transformar Portugal no Canadá. Já que Passos que transformar Portugal nos EUA, e Portas no Estado Novo...”

A vida social e política está na fronteira da paródia e do riso, se não se desse o caso de muita gente já andar a chorar, por isso, cuidem-se porque há motivos suficientes para preocupação. Na História, houve momentos em que a desonra caiu dolorosamente sobre os povos, e o caso, de baixar taipais, proibindo legalmente a mendicidade no país miserável, tal como a proibição, pelos ingleses, da frequência dos jardins públicos na China, a cães e chineses, são momentos miseráveis, que a todo o momento merecem ser revelados, para sabermos como fomos tratados e por quem. Por isso, cuidado com as terapias, porque a vontade de replicar em Portugal o liberalismo americano, requer rotunda recusa, porque, não tenhamos a mínima dúvida, potenciará a desgraça. Não sou eu que digo, mas um vestuto matutino, ainda que com os cuidados necessários, para limitar a chegada à notícia, que diz: - Central Falls é a quinta cidade dos EUA que este ano se vê obrigada a abrir falência por não cumprir com as suas responsabilidades. Central Falls, no estado norte-americano de Rhode Island, requereu ontem protecção do tribunal depois dos reformados da cidade terem rejeitado cortes nas suas pensões e nos seus benefícios, obrigando a cidade a abrir falência…são já cinco municípios norte-americanos a abrirem falência em 2011. Este número compara com os seis municípios que seguiram o mesmo caminho em 2010, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.
Cuidado, pois, com o estranho mundo que nos querem impingir, porque tipos como o cavaco, o passos, o portas, o gaspar, o álvaro, são boas espécies na arte do disfarce, na caridadezinha e sabem fazer uns bons caldos de galinha em tempo de mendicidade.

Sem comentários: