sexta-feira, 25 de maio de 2012

A sustentável leveza do pensamento


Augusto Alberto

Num comboio em andamento, entro, sento-me, conforto-me e abro o jornal. Vou às notícias da pátria e do mundo, que coincidem. Não passa muito tempo, até um ancião, acompanhado, me convidar à conversa. Então o que lê no jornal? Coisa má! Um pouco atordoado, percebo que tenho, inesperadamente, um companheiro para conversar. E nem hesito. De facto! Que idade tem, com sua desculpa? Não tem de quê. 63. O que faz? Estou aposentado. Muito bem. Então diga-me. O que é a democracia? Olá! Está-me a colocar à prova. Já vi. Para evitar atrapalhações, eu explico.
 A democracia é o governo eleito pelos que não pensam, que depois, se entretêm a infernizar a vida aos que não pensam, naturalmente, e sobretudo aos que pensam. Franzi a testa e olhei-o. Continuou. Eu já sou muito velho, mas pouco parvo. Pelos vistos, retorqui. Eu era menino quando rebentou a 2ª grande guerra mundial. Só ouvia falar de avanços e vitórias, recuos e derrotas. E muitos mortos. E dizia-se que talvez a Alemanha ganhasse a guerra. Felizmente, perdeu-a. Sabe, já grande, aprendi que afinal o Hitler foi eleito pelo povo alemão. E depois de eleito, pelos que não pensaram, dedicou-se a infernizar a vida aos que resistiam e pensavam. Não tenha dúvida, senhor. Por ventura, temos uma explicação, respondi. E cuidado com os requintes e as patranhas. Hoje não se diz que foram quase todos os alemães os responsáveis pela guerra, mas os nazis. O senhor sabe o que são os nazis? Extraterrestres? Quem fez a guerra foram os alemães, para que se saiba. E agora, também lhe digo. Merkel é uma espécie de frau Hitler. Sim senhor!
A viagem foi-se e amavelmente, desejei boa sorte e do mesmo passo, gratidão por me ter escolhido para conversar.
Pouco tempo após esta deliciosa viagem, deparo-me com uma notícia que corrobora a tese do meu colossal companheiro. Criticas à estratégia orçamental enerva governo. Ministério das Finanças e gabinete do primeiro-ministro pressionaram o Conselho Económico e Social a moderar a linguagem, a propósito do parecer sobre o Documento de Estratégia Orçamental 2012-2016.
Se tivesse dúvidas, acabaram desfeitas. Os neófitos “alemaezitos” andam por ai... E de quem é a responsabilidade? Dou a palavra ao meu colossal e ocasional companheiro de viagem… 

Sem comentários: