segunda-feira, 19 de novembro de 2012

"El Mercurio"


Augusto Alberto

Ao falar da última greve geral, ocorre-me lembrar o jornal da cidade chilena de Valparaiso, “El Mercúrio”. Verdadeiro sucesso editorial e político, associado ao vertiginoso e vitorioso golpe fascista contra o governo eleito de Salvador Allende.
A este propósito dei algum do meu tempo a pesquisar sobre o que se disse, e ainda diz, sobre a greve geral, que pelos vistos tirou do remanso gente habituada ao roubo sem sobressaltos. Um texto no “Expresso”, jornal da canalha soft, assinado por um escriba crápula e odioso, Henrique Raposo, com o título genérico de “O ódio dos piquetes de greve”, que às tantas reza, sublinho reza porque o anticomunismo é uma espécie de ladainha, assim: “um piquete de greve resolveu entrar pelo restaurante adentro aos berros, gesticulando e com cara de mau…com os olhos embaciados pelo ódio do PCP”. E para concluir, terminou dizendo: “às vezes, invento homens e mulheres de palha”.
Este Raposo sabe que está a salvo, porque hoje já não se fazem revoluções como antigamente. É com votos, lambuzando no jogo que a direita gosta, que a correlação de forças se vai alterando, como se vai vendo na América Latina, na Venezuela ou Equador, onde ainda jornais herdeiros do “El Mercúrio” editam com ódio, mas observados, por perto, com pachorra revolucionária.

Porque em Portugal, terra em que a revolução foi amortalhada com cravos, se dá, também placidamente, o direito ao ódio “democrático”, aproveito para sugerir a este Raposo, que se não lhe chegam as coisas assim, pode ir uns passos adiante. Sugiro que sugira, nas folhas do hebdomanário, que se pare a frota de camiões pesados, para que a pátria fique à mingua de bens e demais serviços, para dar o tempo necessário à farta elite, para que desça à praça e bata com os tachos e panelas no chão, a exigir caviar e moet. E a seguir, montado o respectivo alvoroço, que arranje também um coronel, que avance com baionetas e de peito aberto.
O “expresso” e o coiso são objectos quase, por isso, para mim, hoje, já não é “expresso”, nem “espesso”, mas “El mercúrio” e o coiso, é um “quisto fascistoso”. E porque continua a ser a direita quem o lê, que é responsável, para além do muito, pela fome de 10 mil crianças em Portugal, a tinta que os tinta, é quem nos traz a fome.

Sem comentários: