quinta-feira, 7 de março de 2013

O exorcismo!


Augusto Alberto 

Estava o mar um cão, com uma lavadia de 3 metros, que obrigou os cargueiros a esperar quase junto à linha do horizonte. A olhar os barcos, cismava sobre meninos que não vão à escola para irem para a esmola. Recordei que há 50, 60 anos, conheci muitos de mão estendida, para recolher um pão ou mísero tostão. E angustiado, perguntei-me se foi para isto que se fez Abril?

Mas também cismei num dos meus jogos favoritos. Xuxalizar! E imaginei o seguinte diálogo, com um socialista, sobre o desejo do dirigente Chico de Assis, de um entendimento com a direita, caso o Partido Socialista vença as eleições com maioria simples. Aliás, a mesma opinião tem o tipo que comenta o “triunfo dos porcos”, Rebelo de Sousa, que em tempos, em mergulho rasante, acostou em definitivo à social-democracia.
- Que dizes tu? – Nada! Não li, disse-me o socialista imaginário. 
- E que me dizes então, companheiro, do modo como o Partido Socialista votou, juntamente com a direita, no sentido de chumbar 3 diplomas legislativos que tinham como intenção facilitar a vida a estudantes universitários com dificuldades económicas e abandono universitário.
- Também não sei.
- Que raio! Que sabes tu homem?
- Pois não sei, mas o PEC…e a unidade para derrubar o governo de Sócrates…
- Calma companheiro. Deixa-te de merdas e do PEC e centra-te exactamente no facto de nada saberes. De verdade, não passas de militante de água doce e de pouca profundidade.
- Mas antes que me vá e para acabar, o que me dizes, então, da possibilidade de ser afastado da futura lista autárquica, o actual vereador Tavares, professor e ex-jornalista amador, para dar o lugar ao licenciado, ex-jota e actual deputado João “de” Portugal?
- Estou incomodado.
- Lá está. Quando o militante é fraco e sabe apenas palrar e nadar em água doce e de pouca profundidade, tem sempre muita dificuldade em perceber as profundezas da velhacaria.
 - Queres vir à manifestação?
 - É pá! Mas o PEC…e o derrube…
Porra! Há males que nem o melhor exorcismo consegue aliviar. 

Sem comentários: