sábado, 28 de setembro de 2013

Frutos da reflexão


 
Isto de reflectir lembrei-me de uma discussão com uns camaradas, há uns tempos atrás. As discussões ideológicas entre os comunistas são sempre acaloradas. Acho que utilizamos, saudavelmente, a ideia com violência, ao contrário do inimigo, que utiliza a violência como ideia (obrigado Luís Cília).

Ainda me lembro das suas expressões completamente atónitas, assim como se eu tivesse acabado de assinar a minha própria sentença de morte por traição ao Partido. Não gostei da discordância deles acerca do meu ponto de vista e atirei: “Mas eu não sou democrata”. Bem, eles perceberam a ironia porque logo a seguir acrescentei que democratas são o Bush, o Barroso, o Sócrates, o Soares, o Cavaco, o Blair, o Ulrich, o Salgado, o Mexia, e outros trastes que por aí pululam, e que, pelos vistos, se reproduzem como coelhos.

Mas penso que não estava a ser irónico. De tanto reflectir, chego à conclusão que além de não ser “democrata”, e atendendo à maior "democracia" do mundo, sou mesmo anti-democrata.

Sem comentários: