sábado, 8 de dezembro de 2007

João Maçãs (Ténis de Mesa)


Numa época em que o Ténis de Mesa conheceu um grande desenvolvimento na Figueira da Foz, João Maçãs, do GCF, foi um dos quatro atletas figueirenses que se sagraram campeões nacionais individuais. Foi em 1968. Já em 1965 fora vice-campeão nacional em pares.
Mas 1968 foi o ano de ouro deste atleta. Juntou ao título individual o de campeão por equipas e a Taça de Portugal (ambos com Luís Silva e Fernando Calouro) e de pares, também, com Luís Silva, outro dos 4 campeões individuais, e vice-campeão individual, nesse ano, o que traduz a supremacia do Ténis de Mesa figueirense nesses tempos.
Recorde-se que estes e muitos outros títulos (quer da Naval quer do Ginásio) foram obtidos nas classes de formação. Em 1968 João Maçãs tinha 16 anos. Curiosamente, esta perfomance do Ténis de Mesa figueirense nunca teve continuidade nos seniores.

3 comentários:

Anónimo disse...

Já agora, não sei se sabes que o Maçãs, apesar de ser pequenino, fez parte da equipa principal de basquetebol do Ginásio.

alex campos disse...

Não sabia, mas ele é que me devia ter dito. Obrigado.

alex campos disse...

Já agora, e para completar, mais ou menos, o perfil do atleta, João Maçãs também jogou Xadrez.
Devo dizer que conheci o João nos finais dos anos 80, quando eu aprendi, deveria dizer "aprendi", a jogar Ténis de Mesa.