sexta-feira, 6 de março de 2009

06 de Março de 1921

A história do PCP é a história da luta dos trabalhadores portugueses. Faz hoje 88 anos que começou...

"A fundação do PCP ocorreu a 6 de Março de 1921, em Lisboa, na sede da Associação dos Empregados de Escritório. Tendo como referências essenciais as lições das grandes lutas e vitórias da classe operária internacional e do desenvolvimento histórico do movimento operário português - e sob o impulso da criação do partido bolchevique, da trevolução de Outubro e dos ensinamentos de Marx, Engels e Lénine -, o PCP nasce num clima marcado por grandes lutas de classe, travadas pelos trabalhadores portugueses. No Manifesto em que faz a sua apresentação pública, o Partido, através da publicação dos 21 pontos da Internacional Comunista, afirma a sua adesão ao Movimento Comunista Internacional.

Logo a seguir é criada a organização das Juventudes Comunistas.

A primeira sede do Partido é na Rua do Arco do Marquês do Alegrete e, em pouco tempo, o número de filiados comunistas atinge o milhar.

O Partido define, como frente de acção prioritária dos seus militantes, a intervenção nas organizações sindicais com o objectivo de dar uma justa orientação à luta dos trabalhadores e visando a adesão do movimento sindical português à Internacional Sindical Vermelha.

Com a fundação do PCP a classe operária portuguesa encontra a sua firme e segura vanguarda".

5 comentários:

Fernando Samuel disse...

VIVA O PCP!


Abraço.

alex campos disse...

E os princípios e a coerência que o distinguem. Viva!

um abraço.

filipe disse...

Pois, então, vivamos todos nós, os que constituímos o nosso colectivo PCP!
Abraço.

samuel disse...

Parabéns!

Abraço.

Anónimo disse...

E até os dirigentes apagados da sua história como Carlos Rates ou Júlio Fogaça este "acusado" de homessexualidade!!!!!!!