segunda-feira, 12 de outubro de 2009

As autárquicas/2009 (croniqueta pós-eleitoral, em jeito de rescaldo)

A direita foi a grande vencedora das Autárquicas 2009.
O PSD conquistou o maior número de Câmaras e o “ps” obteve maior número de votos.
A Esquerda foi a grande derrotada. A CDU perdeu, globalmente, 4 câmaras, (de 32 passou a 28), e o BE ficou reduzido à sua própria insignificância. Depois das performances conseguidas nas europeias e nas legislativas, não consegue definir um eleitorado próprio, e assim, os eleitores que lhe ofereceram os bons resultados anteriores regressaram à base, ou seja, ao “ps” e ao PSD.
Uma das ilações lógicas a tirar é a de que os “socialistas” continuam a ser a força de direita mais consequente, já que, para além da troca de câmaras entre os partidos de direita, são os socialistas que conseguem “roubar” autarquias à CDU.
Aqui na Figueira nada de novo. Mudou a câmara do PSD para o ”ps”, o vencedor, o que não é novidade nenhuma, nem tão pouco trará novidade, pois como é sabido os “socialistas” já lá estiveram 20 anos seguidos, e, portanto, já são velhos conhecidos. De novo mesmo foi o fim das maiorias absolutas que já durava no concelho desde 1989 e a entrada de dois vereadores de uma lista supostamente independente, mas muito ligada a um dos ramos dos interesses imobiliários (o outro apostou na lista vencedora).
Houve também vencedores e perdedores individuais.
Vamos aos vencedores: José Elísio, ex-vereador da maioria cessante arrasou em Lavos ao arrebatar a Assembleia de Freguesia com uma lista independente chamada “Ou vai ou racha”. Foi e rachou. Carlos Simão, actual presidente da freguesia de S. Pedro com o apoio do “ps” e do PSD em 2005, e que desta vez perdeu o apoio dos “socialistas”. Conseguiu manter a maioria absoluta com 5 lugares contra 4 do “ps”, tendo a CDU perdido o lugar que ocupava.
Entre outros vencedores pode-se também destacar o porco no espeto, as minis e as febras, sem esquecer o conhecido empresário Aprigio Santos, este sim, talvez o verdadeiro vencedor no sentido estrito (em encaixes futuros). O popular Quim Barreiros também foi, ele próprio, um vencedor, quanto mais não seja pelo cachet que cá veio facturar.
E, agora, os perdedores: além de mim próprio, a CDU, que perdeu um mandato na Assembleia Municipal e não conseguiu eleger um vereador e Duarte Silva que, além de perder as eleições teve mesmo assim que pagar o cachet ao Quim Barreiros.
O meu amigo António Agostinho e o candidato do “ps” a S. Pedro, António Samuel. Sobretudo porque Agostinho que edita o blogue mais visitado da Figueira, apontou as baterias contra Carlos Simão a favor dos “socialistas”. Saiu-lhe o tiro pela culatra, e acertou-lhe num pé.
Dos figueirenses é que não sei dizer se foram vencedores ou perdedores. Porque foram eles soberanos na escolha de quem querem para os governar. Se por um lado vão continuar a pagar a água potável mais cara do país, por outro lado continuarão a ver os seus lixos serem recolhidos pelo patrão do melhor jogador de bola do mundo, esse farol da lusitanidade.
E pronto, se houve mais vencedores e perdedores que, por lapso, me tenham escapado aqui deixo as minhas desculpas aos esquecidos.

5 comentários:

o cu de judas disse...

sr. alex, como sempre hilariante. a sua leitura das autárquicas é de rir e também de fazer pensar, a rir lá vai dizendo umas verdades

Anónimo disse...

Realmente a crónica é azeda, nada rigorosa e incapaz de perceber a natureza das coisas.
Quem recolhe o lixo,desde há mais de 2 anos , não é a Novaflex, mas sim a SUMA. Talvez seja esta uma das razões da perda de eleitorado dos comunistas: estão desfasados no tempo e no espaço. A Coreia do Norte não é aqui.....

Manuel Tiago disse...

Alex, o povo continua inculto, aliás continua burro.
Esta minha afirmação, deve-se ao facto de esse mesmo povo, continuar a votar em todos, menos no pcp.
Mas não há que desanimar, porque ouvi do secretário geral do seu partido, que a cdu saiu reforçada destas eleições!
Depois de tudo o que o Alex escreveu sobre os candidatos à autarquia Figueirense, custa muito engolir o sapo.
Até novas eleições.

alex campos disse...

Manuel Tiago:
Mainada!
Até porque as derrotas não nos desanimam, nem as vitórias nos descansam.

Anónimo disse...

Esse tal de agostinho é cá um cromo….
O Simão sim é um grande enorme mesmo politico. A lista dele venceu novamente as eleições na freguesia de São Pedro com maioria absoluta.
Nem a coligação CDU/PS os salvou.
Para a junta tudo correu bem.
Já os resultados para a Câmara Municipal, como o amigo alex deve concordar, tiveram um desfecho trágico e surpreendente, pois deram a vitória ao juiz.
Duarte Silva deu muito à Figueira. Era a hora de retribuir. O Simão fez tudo para que isso acontecesse.
Mas o povo foi ingrato e votou no PS.