quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Como se limpam siameses

por Augusto Alberto
E agora jotinhas do partido socialista figueirense? Que dizeis vós?
Eu bem vos avisei que chegaria o tempo de corrigirem o cartaz. Lembram-se do que espalhasteis pela cidade a indicar os culpados pelo estado da nossa terra? E eu nesta aldeia olímpica, retorquir, que chegará o dia em que o cartaz terá de se abrir à “direita”, para lá esparramarem o vosso punho e os vossos líderes locais, porque pela amostra, as coisas só poderão acontecer assim. Infelizmente, não para vós, mas para nós e acCidade, bastaram 100 dias para os vossos líderes darem nota do que valeis.
Mas eu bem sei que dentro de 4 anos, quando chegarmos ao tempo de novas eleições, vós, jotinhas de hoje, já tereis deixado a tetina e os cueiros e pelo andar da carruagem tereis a merecida recompensa. Subireis à qualidade de director geral ou deputado de “Portugal”. Porque tornastes o vosso caminho tão fácil e certeiro, ainda que tenha de ser levado à conta daquele axioma bem Português, que diz: - "em terra de cegos quem tem um olho é rei". E logo esquecereis o cartaz que criasteis, com a irreverência da vossa arte, num impulso, muito para lá do pós modernista. Sereis outros. Aparecereis imaculados, como se nada do que hoje acontece, e ontem aconteceu, tenha a ver convosco, para mais uma vez tentardes vender, a pataco, as vossas alarves propostas e estilo. Aliás, como bem desconfia o vosso mal amado líder local, João Paredes, a propósito da soberba “aldeia do mar”, com que vendesteis a vossa campanha. Atentai que não se trata da desconfiança de um qualquer “figueirinhas”, mas do vosso, dizem alguns vós, (des) ajeitado e democrático líder. Em boa verdade, tudo em vós se ajusta e está tão próximo. E a confirmar, deixo aqui ainda a seu crédito, uma outra boutade: - os assessores do actual presidente, são de relativa qualidade. Ora cá está. Já a gente sabia há muito tempo, que tudo, ou quase tudo o que tem saído desse partido socialista, local e nacional, é de relativa qualidade, (o que fizeste Tavares). E por isso, sou tentado a concluir, que de facto, os vossos cartazes, estão eles próprios, em linha, também, com essa duvidosa qualidade.
Mas não desmereceis. Porque ao que se pode ler pela imprensa regional, muitos dos vossos camaradas já pedem cabeça e orelha do vosso mal amado líder local. Ou de como com duas cajadadas, o leninismo veio a correr, limpar os dois partidos siameses cá da terra. Quem diria como esta coisa vai fazendo escola.
Bem sei que dá comichão ver e ouvir rir um comunista, mas é a vida, como dizia um vosso anterior secretário-geral.

1 comentário:

Anónimo disse...

Nunca vais deixar de ser um sectário com problemas existenciais.
Como vês o teu partido trata-te como mereces.