quinta-feira, 24 de junho de 2010

A chave da cidade e uma injustiça

Mário Soares, ícone maior da recuperação do capitalismo monopolista e doutras forças reaccionárias, vai receber hoje a chave de honra da cidade da Figueira da Foz. Segundo se lê pela "extraordinária acção em prol da Figueira da Foz". Devo ser muito distraído, mas não faço ideia nenhuma do que o senhor fez pela cidade, nem o que move a edilidade para tal.
Sabe-se o que fez pelo país. Não sei se terá sido uma atitude patriótica ter-se colocado ao lado do imperialismo americano e boicotar toda e qualquer esperança vinda com Abril.
Álvaro Cunhal, na sua obra "A verdade e a mentira na Revolução de Abril (a contra-revlução confessa-se)", escreve:
(...) Em 25 de Setembro, com Mário Soares em Washington, o New York Times noticia que o governo norte-americano decidira apoiar o PS e que os fundos americanos seriam canalizados pela CIA através de partidos e sindicatos socialistas da Europa Ocidental (citado in O Pulsar da Revolução, Cronologia da Revolução de 25 de Abril (1973/1976) de Boaventura sousa Santos, Manuela Cruzeiro e Maria Natércia Coimbra. Edições Afrontamento-Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra, 1977, p.276). (...)
(...) As relações de Soares com Carlucci e a CIA constituem um factor permanente de desencadeamento, desenvolvimento e êxito final do processo contra-revolucionário. (...)
(...) A CIA estabeleceu muitos contactos e recrutou agentes e cúmplices nas forças armadas, noutras forças políticas, nos vários sectores sociais.
Diz Carlucci: "Trabalhei com os très partidos" (CDS, PSD e PS). Com Freitas do Amaral e Sá Carneiro. Mas "Mário Soares era o líder mais vigoroso". E quando afirma que lhe deu "apoio moral" e o jornalista comenta que "também se diz que houve apoio financeiro", Carlucci responde: "Julgo que não é apropriado entrarmos nessa matéria", "o apoio foi dado a todos os partidos democráticos"... (Entrevista ao Expresso, 6-8-1994).
Carlucci não considerou "apropriado entrar nessa matéria". Mas Rui Mateus entrou mesmo nela no seu já citado livro de "memórias", no qual se podem encontrar inúmeras informações, não só relativas a financiamentos recebidos pelo PS, como a relações do PS e de Soares com a CIA e com o MI6 (equivalente britânico da CIA).
Thomas Stephenson, embaixador dos EUA em Portugal, escreveu em "An american´s perspective on Portugal day":
"Durante os anos turbulentos depois da revolução de 1974 o embaixador dos EUA Frank Carlucci e o primeiro-ministro Mário Soares gastaram horas sem conta a tratar da causa da democracia e dos direitos humanos para o povo numa pequena sala, conhecida como "o ninho do corvo", situada mesmo no cimo da residência oficial do embaixador em Lisboa".
Parece-me que a edilidade figueirense está a cometer uma injustiça ao excluir Carlucci da festa.

5 comentários:

Anónimo disse...

http://www.publico.pt/Local/figueira-da-foz-escaramucas-em-desfile-de-marchas-populares-fazem-um-ferido_1443438

samuel disse...

É de facto uma enorme injustiça! :-)))

Abraço.

Anónimo disse...

deixe de ser um comuna assanhado, felizmente foi posto um fim a uma futura ditadura de lavagem cerebral e falsa igualdade

alex campos disse...

Olhe que não, senhor anónimo, olhe que não.

Fernando Samuel disse...

Injustiça gravíssima. Por mim acho que deviam dar também a chave ao Carlucci (e, já agora, o anónimo das 15H29 também merece uma chavezinha)

Um abraço.