sábado, 7 de agosto de 2010

Morreu Dias Lourenço


Morreu hoje António Dias Lourenço, ao 95 anos. Histórico dirigente do PCP , para o qual entrou em 1932 com 17 anos, Lourenço foi um dos obreiros da reorganização do partido em 1940/41. Reponsável pelo sector de tipografias e da imprensa do partido na clandestinidade, foi também director do jornal "Avante!" desde o seu primeiro número legal até 1991.
Com o currículum "manchado" por duas prisões, numa das quais tendo sido "apanhado" em Buarcos, como ele contou há uns anos em que esteve presente num jantar comemorativo do anivérsário do Partido naquela freguesia do concelho da Figueira da Foz, contou com 17 anos de prisão.
Combatente incansável pela liberdade, foi protagonista de uma da mais espectaculares fugas das prisões fascistas: em Peniche, da "solitária", sózinho e em Dezembro pôs-se ao caminho, quer dizer, ao mar. Valeu-lhe ser um exímio nadador.
O seu exemplo ficará na memória dos seus camaradas.

Até sempre camarada.

2 comentários:

Olímpio disse...

Caro Alex.O regime Salazarista foi de todo criminoso.Nenhum ser humano pode ser brutalizado como foram os presos politicos do meu tempo.A liberdade é um bem precioso de todos e para todos.Ser preso e toturado só porque tem ideias diferentes,é a negação total e doentia dos que as praticam.Creia que me curvo em memória dos que sofreram os martirios do miserável fascismo de Salazar,fosse ou não comunista.Cordialmente.

Fernando Samuel disse...

Até amanhã, camarada António Dias Lourenço.

Um abraço.