terça-feira, 5 de julho de 2011

2 litros de cerveja

Augusto Alberto

Hoje em dia, fala-se muito em classe média. Folheia-se o jornal e lá está, a classe média patati, patata. Acontece que ninguém consegue explicar, à luz da actual situação social, o que é essa dita classe média. E eu que tinha uma ideia sobre o assunto, confesso-me também aos papéis. Mas vamos admitir que classe média é um tipo com um emprego e com uma renda mensal. Se assim é, então permitam-me contar a seguinte história:
Outro dia, mais precisamente à hora do telejornal, estava a jantar, com canícula, lá fora, acima dos 40 graus, num restaurante na companhia de 20 classe média. As notícias falavam da apresentação na Assembleia da 
República do programa do actual governo e sobretudo, com muita ênfase, no vergonhoso roubo sobre o subsídio de natal. Atento, um classe média, disse: - "muito bem, está a consertar o que o outro estragou". Mas logo um outro classe média, discordou e respondeu: - "não senhor, está mal, estes e os outros, já lá estiveram e só deram cabo disto, vai sendo tempo é de votarmos nos comunistas". Os outros restantes 18 classe média, nem xu nem arre. Pouco interessados em saber o que se passa, ainda que o que se passa seja um autêntico assalto ao bolso de cada um. Antes pelo contrário, cabeça baixa e olhos na travessa, estavam interessados, isso sim, em saber onde arranjar espaço para meter a jardineira e os 2 litros de cerveja à classe média. Quer então isto dizer, que se a classe média é isto, em boa verdade vos digo, concidadãos, que estamos fodidos. Vai ser muito difícil, mesmo à custa de carradas de litros de cerveja.
Por este andar vejam lá se a sopa não se lhes acaba ainda antes do jantar. Mas nunca desistam, porque já anda por ai muita sopa dos pobres a funcionar, ainda que a sopa possa não ter o mesmo paladar.
Passem todos muito bem.

Sem comentários: