segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O acordo ortográfico baralha-me. E a (DES)União Europeia também

Embora não tivesse aderido ao acordo ortográfico acho que estou mais desactualizado ainda do que pensava.
E que pensava eu? Que perca era um peixe, ou o nome de uma região italiana, ou, se se considerar o verbo perder, que se utilizava em  formas subjuntivas ou imperativas. Mas, pelos vistos, tenho de me reciclar.
E urgentemente porque este verbo, o verbo perder, tem muito a ver quer com a Grécia quer connosco. E acho que devemos aprender a conjugá-lo devidamente.
Isto porque fomos alertados em devido tempo para os perigos de entrada para a então CEE. Não, não foi o Cavaco, esse avisador por excelência, que nos avisou. Talvez por esquecimento.
Certo é que a dita cuja nos foi apresentada como um paraíso pelos labregos que nos têm governado e que têm vendido o país. Aí está a prova, na mesma edição de ontem do jornal “Público”: depois do acto consumado, perdem a vergonha e dizem o que toda a gente sabe e sente. É o chefe da diplomacia alemã que afirma e transcrevo:
Guido Westerwelle avançou outra proposta inédita: os países que precisem da ajuda do fundo europeu – como Portugal e Grécia – “deverão estar igualmente preparados para renunciar a partes da sua soberania, incluindo no que se refere à possibilidade de intervenção externa [dos parceiros] no seu orçamento”.
É ou não o que já acontece?
Parafraseando a ironia de um amigo meu, figura grada da cultura figueirense, também digo: "Não me fecundem".

1 comentário:

Custódio Cruz disse...

Mercado da Figueira...
Amanhâ reunião de câmara...
Obras do Mercado voltam à estaca zero...
Anulação de concurso de obras por chumbo do tribunal de contas?...
IPTM(Jurisdição Costeira) não garante estadia de provisório no tempo de obras...
Câmara diz aos concessionários que sim...eles(IPTM) no Jornal as Beiras dizem que não...
(Fácil meter comerciantes a andar...)
O CREN avança com 30% do total da obra,por necessidade de escoamento de verbas?(dito à direcção da Associação dos Comerciantes do mercado na sexta feira)
VERGONHA...
Mais que um comprimido Azul...é concluir o óbvio...e perceber que o doente não está tão doente quanto isso...e que existem "outros" ao lado com muito mais prioridade nesses cuidados de saúde...(para este bastam 825 mil euros das contrapartidas do Jogo (obrigatórias) que o CASINO...tem que dar...
(EU CUSTÓDIO CRUZ FAÇO A OBRA...)