sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Pelo Malecón passa gente gira

Augusto Alberto

“Vade retro…” disse o sargento dos marines, veterano de guerra no Iraque, Shamar Thomas, quando viu a polícia bater nos manifestantes que há semanas não arredam pé da zona financeira de Wall Street. “Isto não é uma zona de guerra”, gritou. E perguntou: “Porque é que andam equipados como se estivessem numa guerra? Ninguém aqui tem armas. Se querem fazer a guerra vão para o Iraque”.
Entretanto, diz quem viu, uma dama de branco gritou: ”abaixo a revolução”, e o sargento em resposta gritou-lhe: “vá à merda dama de branco, o que esta gente quer é pão, paz e habitação”.
Pão, paz e habitação, exactamente, o grito recuperado que cabe que nem uma luva na pátria de todos os sonhos, no meio da volátil crise do capitalismo. Mas o sargento Thomas, um negro corpulento, apesar de indignado, continua a acreditar nos valores da Pátria Americana. E é assim que em Wall Street, se fazem negócios com a pátria, com mais 10% de comissão para a minha conta pessoal de Wall Street. O sargento Thomas, piedoso e patriota, morrerá sem perceber.
Em indignado de última hora, também se tornou o Dr. Marques Mendes, que foi Presidente do PPD/PSD, deputado, secretário de estado, conselheiro de estado, e correligionário dos amigos do Presidente da República. Indignado, por arruinarem o país, exigiu punição para o séquito de José Sócrates. Mas esquece que ele próprio, mais os amigos comuns, é tão responsável pelo estado de astenia da Pátria, como o séquito de Sócrates. Porque se ficou por meias tintas, é caso para dizer que é a este indignado quem a polícia deverá carregar com o cacete nas costas, porque é merecido.
E aos muitos indignados de última hora, que outrora em dia do voto, cavaram para a praia, ou votaram no partido do senhor padre, do Dr. Mendes, do Eng. Sócrates, do Dr. Portas, ou desdenharam dos que sempre fizeram propostas sérias e que simultaneamente nunca recusaram a luta, convido-os a morder a língua. E ponham-se simultaneamente a pau e a caldos de galinha, porque se é para continuarem abstencionistas e votantes do partido do Dr. Marques Mendes ou do partido xuxa, em breve saberão que serão os vossos netos a ter de apertar o cinto para encher o cú, mais uma vez, ao FMI e aos novos amigos do Cavaco, netos do fascismo.
E em Havana exclama-se: é esta a carta que nos chega…

Sem comentários: