domingo, 6 de novembro de 2011

Descontaminado

Augusto Alberto


Há cerca de 3 meses o actual secretário de Estado do Desporto, Miguel Mestre, de quem se diz ser um mestre na legislação desportiva, e, pelos vistos, um trôpego noutro tipo de avaliações, foi-me apresentado. Ou eu a ele. Estava eu nas minhas funções, quando o Mestre, afável, se abeirou e depois de informado acerca das minhas tarefas, estendeu a sua mão e o cumprimento da praxe ficou feito. Mas aconteceu que alguma coisa, para além de eu me ter portado lindamente, não estava bem. O secretário de estado Mestre, do Governo do PPD/PSD, apareceu-me com uma gravata rosa, quando, em exercício de funções, se recomendaria que pusesse gravata laranja. Pequena discrepância ou pequena disfunção? Nada disso! A flâmula que o secretário Mestre trazia sobre o peito, laranja ou rosa tanto faz. Iguais! Como assim? Eu explico.
Desde o ido ano de 1974, cada um à sua vez, quem melhor contribuiu para a emigração? É verdade que logo depois de Abril muitas esperanças se abriram, mas depressa tanto os rapazes do Partido Socialista, do PPD/PSD, e ainda, o partido do Amaral, do Monteiro e por fim do Portas, logo trataram de as fechar. E em tratando de as fechar, a pátria voltou à sangria desatada da emigração. Quem não tem cão, caça com gato, foi o que disse o Secretário Mestre. Que emigrem! Sobretudo os melhores, porque isso permite baixar as angústias de quem já não sabe bem o que fazer e dizer. Com efeito, este Mestre de pensamento intrincado, baixou ao bestiário do pensamento, porque não sabe que governar deve ser a arte de bem contornar dificuldades, bem dirigir, das boas opções, do bom desenvolvimento e da prestação das boas ou más contas, em linha com os interesses das pessoas. Mas isso não está nos referenciais desta gente. Antes pelo contrário, governar como governa esta seita, é assim mais ao menos como Pilatos, que é a forma mais fácil de dar andamento ao assunto. 
Sendo eu já um pouco entradote e ainda confortável na vida e sobretudo no pensamento, cada vez que penso nesse encontro, logo fico confortado, tão só porque já lavei as mãos umas centenas de vezes. Estou descontaminado!
E muito confortável, porque reconheço que em boa e santa verdade, todo o anedotário carece de ajustamento de quando em vez.

2 comentários:

Fernando Samuel disse...

Regressado de férias, aqui estou a dar os bons dias aos amigos do Aldeia Olímpica.
Abraços.

Anónimo disse...

Bons dias a todos os leitores e escritores e comentadores deste não censurável blog.
Venho aqui dizer que estes mestres (Lulus da Pomerânia), estão contaminados pelo body pump e todo o tipo de actividades indoor e de ar condicionado que se vendem comummente em qualquer ginásio de esquina. No dia em que esse senhor entrar por justa causa na mais comum das prisões irá se sentir arrependido por ter investido tantas horas no tonus dos seus glúteos...