sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Um batido de cerveja preta e gema de ovo

Augusto Alberto


É assim mesmo: “Não há remédio”, admitiu o Partido Socialista, um café em São Bento, entre o primeiro-ministro e o secretário-geral do PS, António José Seguro. Será do tinto? Desgraça é, certamente. Durante muitos anos o Partido Socialista entreteve-se a enfiar o socialismo na gaveta e agora, que do seu socialismo já nada resta, entretêm-se nos jogos florais. É ver quem compõe com a mais bela cedilha.
No largo do(s) rato(s) vai grossa confusão. Uns dizem que há folga, outros dizem que não. Os súcia(listas) do parlamento garantem que no orçamento para o próximo ano existe uma folga capaz de suportar um subsídio aos funcionários públicos. Contudo, pelo contrário, diz o antigo secretário de estado do tesouro de José Sócrates, Costa Pina: “Os 78 mil milhões de euros não chegam. Portugal necessita de reforçar o pacote de financiamento num montante entre 20 e 25 mil milhões de euros”, durante uma conferência organizada pela Ordem dos Economistas.
Ora cá está como a bota não bate com a perdigota. Em que ficamos afinal? Ou estamos só em novo reino de ratos e milongas, capazes de promover a recuperação do estado de fraqueza em que se encontra a família súcia(lista). Admira como o povo ainda consegue colocar nas mãos desta gente, o leme da barca.
Aliás, pelos vistos, vai mal isto de barcas, sim senhor. A da Figueira rompeu e foi ao fundo e a barca de Portugal, ao fundo vai. Com barqueiros como estes, com mão trémula na cana do leme, não admira que a quilha da barca roce pelos fundos e se desfaça a cada roçadela, para nossa santa desgraça. Por isso, a ti, povo, aconselho-te a mudar de barqueiros, porque com estes, vais a pique, com toda a certeza.
Quando eu cheguei da guerra, pálido e fraquinho, o tasqueiro da minha terra, oportuno e vivaço, como só ele, aconselhou-me um batido de cerveja preta e gema de ovo. É preferível às milongas, para recuperar da fraqueza, caros súcia(listas). Vereis que da fraqueza à pujança, vai um pulo de rato.

2 comentários:

Anónimo disse...

O que está à vista é que Mário Soares tem mais força do que toda a oposição junta e, infelizmente, parece ser o único político com capacidade para dar a volta a isto, mobilizando as pessoas para o combate político a sério nas ruas.

gina henrique disse...

Será que Mário Soares não está um pouco atrazado nessa tal oposição ?!