domingo, 6 de maio de 2012

Sarkozy? Hollande? Ide-vos…



Hoje os meus amigos franceses vão votar. E vão votar muito bem, aliás como quase sempre qualquer eleitorado vota. Mas penso que a sua posição me faz lembrar a do animal da foto.
Quer dizer, votem como votarem não vão decidir absolutamente nada de importante. Estarão a leste da coisa, mesmo sem o saberem. Isto porque entre o sacana do Sarkozy e o hipócrita do Hollande venha o diabo e escolha. Porque no fim de contas, sejamos sinceros, o poder vai continuar nas mãos dos mesmos. Acrescente-se que o candidato natural dos "socialistas" franceses era um homem do FMI, o Strauss-Kahn. Na Grécia ou na Itália a troika, ou capitalismo internacional, conseguiu colocar como primeiro-ministro um homem seu, sem eleições. Em Espanha ou em portugal venceram-nas. Em França vão vencê~las amanhã.
Por cá, deve-se dizer,  também temos tido os mesmos problemas..
Repare-se na posição do PS, ou, mais concretamente, do seu secretário-geral ou coisa parecida. Parece que faz oposição, que não concorda, que o emprego coisa e tal, o desemprego tal e coisa, os direitos não sei de quem, mais isto mais aquilo. Até parece que não estiveram a governar durante para aí uma meia dúzia de anos, que não aumentaram o desemprego, que não agravaram as leis laborais impostas por quem está agora na governação, que não assinaram nadinha de nada com a troika.
Pelos vistos, quem está a tratar de mudar as coisas são os desgraçados dos gregos. Não sei se vão a tempo, mas quando lá chegarmos, à situação deles, também iremos tentar mudar as coisas.
Será tarde? A ver vamos…

Sem comentários: