terça-feira, 12 de junho de 2012

Euro 2012: alguns pormenores




Apesar do papel alienante do “pontapé no coiro”, é sempre possível destacar alguns pormenores deste “grande evento”, cuja primeira jornada terminou ontem.
O primeiro – as selecções dos países que possuem as melhores, ou mais competitivas, conforme quiserem, ligas, defrontaram-se entre si. Dois dos encontros deram empate – Espanha/Itália e França/Inglaterra. O outro não deu empate mas poderia ter dado, Portugal não foi, de todo, inferior à Alemanha.
O segundo pormenor foi o futebol apresentado pelos italianos. Confesso que há muitos anos que os não via jogar futebol conforme as regras. Deu gozo, sim senhor.
Outro pormenor, mais facilmente detectável, é o facto do "melhor jogador do mundo" não conseguir marcar, na selecção, um décimo dos golos que marca na equipa do clube que representa. Não exigiria mais.
Quanto a favoritos não me atrevo a adiantar. Mas há outro pormenor. Desta vez não tenho só uma equipa preferida. Além da minha condição de francófilo, garanto que festejaria uma vitória grega. E efusivamente. E de preferência derrotando uma das equipas do eixo na final, sei lá, Portugal ou a Alemanha, por exemplo.
Isso sim, era ouro sobre azul, ou a cereja no topo do bolo, ou uma coisa dessas.

Sem comentários: