terça-feira, 5 de junho de 2012

Os "f'ês" e os "pês"


Augusto Alberto

Fado, Fátima e Futebol. Mas nos tempos do país policiado, de Salazar e Caetano, havia outro modo, mais vil, de enxovalhar o regime e a Pátria. Com todo o respeito pelos actuais, excepto os pides, dizia-se: o país dos padres, pides, policias, putas e paneleiros.

Entretanto veio a democracia e o país ficou conhecido pelos cravos. E depois de consolidada a democracia, chegaram os cravas. E entretanto a democracia entrou na idade adulta e o que sucedeu e sucede? Os cravas, (ou a choldra), puseram de novo o país de volta ao p. Parcerias, públicas, privadas. O desmando e o descalabro. Constituem, aqui e agora, o fecho do círculo, de onde muitos nunca saíram e outros entraram. Escritórios de advogados bem pagos, (alguns, inclusive dos nossos mais brilhantes comentadores), que gizaram e blindaram as ppp, que nos estão a comer os olhos da cara. Banqueiros, que já nos lambem o tutano. Todos quantos fizeram um desvio dos negócios para chegarem à política e voltarem aos negócios, que instituíram o caldo de cultura que nos prende à ruína.

O actual Presidente da República, que sem querer afrontar os interesses é um deles, assinou com caneta de bico de ouro, as leis que legitimaram as ppp’s. Os partidos do poder. Logo o Partido Socialista, que nesta matéria será o principal réu, mas também os restantes partidos do poder, PPD e CDS, que nunca deram um voto contra as demais opções económicas, e que agora se acham legitimados, com vista a tirar nabos da púcara. Uma desgraça que está a empobrecer a actual geração e fará, das próximas, novos pobres.

Dir-me-ão que o país mudou. Bem sei. Fizeram-se auto-estradas para assegurar o trânsito de pessoas e bens. Delas beneficia a classe, (Ferrari e Bentley) e beneficiou a famosa classe média. Só que agora, essa famosa classe média de tão empobrecida, fez o desvio inevitável. Voltou às velhas estradas nacionais. E agora? Agora voltamos a ser o que sempre fomos. O País do p. Parcerias, publico, privadas, em beneficio de prolixas putas, com assento no exclusivo, luxuoso e perigoso clube, (pid)elberg.



1 comentário:

Unknown disse...

Um programa recente da SIC Notícias disse mentiras sobre o caso «Equador», que tem partes copiadas de «Cette nuit la liberté».
MST é um «moralista» anti-Esquerda, refiro-me a Esquerda de facto e não a esquerda troikista.
A Censura anda muito activa nos comentários dos blogs. Espero que deixe passar este comentário.
Em www.anticolonial21.blogspot.com está a verdade inconveniente sobre a cópia de partes de «Cette nuit la liberté» por Miguel Sousa Tavares para o livro «Equador».