terça-feira, 17 de julho de 2012

Na partida para os "Jogos"


Augusto Alberto


Na recepção às missões olímpicas e paraolímpicas, o Presidente Cavaco revelou-se uma figura hirsuta e frugal. Já Assunção Esteves, Presidente da Assembleia da República, é eléctrica, com sentido de Estado e muitíssimo bem preparada.
Da recepção do Senhor Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, não sei. Todavia, fui convidado, mas declinei. Se os atletas foram convidados por serem atletas da Naval 1º Maio, não sendo treinador do clube em referência, mas membro da equipa técnica nacional da Federação Portuguesa de Remo, não faria sentido estar presente. Depois, se a intenção foi a de convidar um figueirense, foi um tempo tardo. À Figueira voltei em definitivo antes da Guerra e durante estes longos anos, envolvi-me em coisas muito importantes, que me deixam em paz com os santos e me expurga os demónios.
E é importantíssimo que se diga que me recuso a polir e branquear a imagem de uma gestão autárquica que tem sido de uma moleza contagiante. Não me enganarei se disser que, há pelo menos 3 mandatos autárquicos, se promete, por exemplo, a construção de uma pista de atletismo. Do facto, sobra promessa vil. 
Não sei que trabalhos medonhos se colocam na construção de um parque, simultaneamente para o lazer e competição. Aconselho uma breve visita ao concelho vizinho de Montemor-o-Velho, para perceberem como afinal é coisa simples. E o cúmulo da esperteza e oportunismo é convidar um atleta olímpico, que vai disparar, olimpicamente, a 50 metros, que não treina a distância, porque a sua cidade lhe derrubou as condições. Não sei se deva dizer, se nesta matéria a coisa não vai na esteira do Burquina Fasso. Aliás, terra onde existe uma Volta nacional, com participação de ciclistas internacionais, para que se saiba. 
Sendo assim, longe dos salamaleques para estar longe de batoteiros, (nas campanhas promete-se) e insuficientes, (depois não se cumpre). Por último, dizer que recuso pisar olimpicamente lugares, e receber cumprimentos de quem, em situações análogas, cumprimentou algumas das pessoas mais insuportáveis e bufas da minha cidade.
Para que fique claro, é preciso dizer não a quem nos quer usar, se quem nos quer usar está longe de nos encher o verbo.
Por mim, estou confortabilíssimo.

Sem comentários: