terça-feira, 17 de setembro de 2013

O Kamov

Augusto Alberto

Portugal…arrisca-se a ser um dos países mais desiguais… entre 2010 e 2011 a desigualdade nos rendimentos tem beneficiado as “elites económicas”, com o crescimento do mercado de bens de luxo, que vêem os seus rendimentos crescer 10%, enquanto os mais pobres, os perdem na mesma proporção.
Quem diz? A Oxfam.
Que ONG fala assim da velha nação e da sua elite, que ao mundo, deu novos mundos? Portugal continua pujante, diz a elite usuária, como no período das descobertas, pensadas para servir o seu clero e a sua nobreza, enquanto, ao seu serviço, nas naus, a arraia-miúda morria podre por falta de laranja. Mas a elite nunca se desmancha. A actual é herdeira da anterior e por isso, é sem surpresa que tenha sido um absurdo, chamar ao charco, para espantar os mosquitos, nas ilhargas de Armação de Pêra, o esforçado Kamov, num esforço titânico para dar sossego aos veraneantes. Todavia, não se julgue que em matéria de saco, a elite prima pelo absurdo ou pela sonsice. Pelo contrário. Centremo-nos no levantamento da Center for Research on Multinational Corporations, que confirma a Oxfam, em referência às 11 empresas do PSI 20, constituídas em holding ou sociedade de investimento na Holanda. O relatório prova com abundância, como a elite usa os paraísos fiscais para dar descanso à riqueza acumulada, à custa do trabalho mal pago, como por exemplo, o fariseu do “Pingo Doce”, Soares dos Santos. De todo o modo, os capitais transferidos para a Holanda não foram carregados dentro de arcas e despachadas num Kamov, mas seguiram as vias legais, desenhadas por próceres muito bem pagos, como Marques Mendes, Lobo Xavier ou António Vitorino e etc. Adivinhe, assim, no dia 29 do corrente mês, em quem vai votar o patrão mais a sua gente? E o cidadão? Vota nos candidatos da corja ou vai abster-se? Sente-se cansado? Abjurado? Tretas de quem está por cima.

Se continuar a manter a mesma opção eleitoral, vai experimentar mais dor, como os de antanho, atirados ao mar, nas naus quinhentistas, agora, por ironia, por excesso de laranja. E depois, alguém para lhe afagar o desânimo, oferecer-lhe-à uma rosa. Mas a rosa é uma embustice. Dúvida? Então leia. Enquanto Passos se prepara para roubar à aposentadoria dos f.p, 10%, logo António José, disse: - quando eu for primeiro-ministro, devolverei imediatamente aos aposentados da f.p., o roubo de Passos. E se Seguro nunca chegar a primeiro-ministro! É que lá para a sede ao Rato, os gatos estão de pelo eriçado, prontos a saltar sobre o António José. E depois…que da promessa? Leva-as o vento…e os gatos, ou o Kamov.

Sem comentários: