sábado, 3 de novembro de 2007

A Chicotada Psicológica (croniqueta de fim-de-semana)


A chicotada psicológica é uma particularidade do chamado desporto-rei. Acontece pelas mais variadas razões, quando, por exemplo, a bola passa ao lado ou bate na trave, quando o extremo não consegue o último drible antes de fazer o passe fatal para o centro-avante, quando o guarda-redes não consegue suster a grande penalidade.
Ora, para tentar mudar este estado de coisas, os dirigentes, tal como um jogador de póker para contrariar a má sorte dá uma voltinha à cadeira numa acção supersticiosa, despedem o treinador e contratam outro. Tudo muito igual, muito repetitivo.
Mas quem pensava que o futebol já não é uma caixinha de surpresas, enganou-se.
Leio num jornal de distribuição gratuita (O Metro, que não sei porquê não são distribuídos na Figueira da Foz) que uma equipa da 3ª divisão israelita – Hapoel Kiryat Shalom – decidiu despedir o treinador e entregar o comando técnico aos adeptos. Como? Assim: basta visitar o portal Web2Sport.com, consultar as fichas informativas sobre a evolução dos jogadores e votarem na constituição da equipa bem como as tácticas, substituições ou outras incidências. Com este sistema a equipa já realizou um jogo e foi derrotada por 2-3.
Visitei o dito site, e posso dizer-vos que aquilo está num hebraico que mais parece árabe, nem percebo porque é que eles não se entendem.
Continuando: se a chicotada não resultar estamos perante um grave problema: como despedir os adeptos?
Imaginemos que a ideia se populariza. Por exemplo, no Desportivo Cova-Gala não seria preocupante, os adeptos não são muitos por aí além. Mas no Benfica, para falar no maior clube português, penso que era catastrófico.
E a conseguir-se tal coisa o acontecimento faria José Sócrates roer-se de inveja de Luís Felipe Vieira, pois só lá para o fim do seu primeiro mandato conseguirá elevar a taxa de desemprego para perto dos 10%.

2 comentários:

ANTÓNIO AGOSTINHO disse...

Os progressos são visíveis...
Até já sabemos linkar...
Um abraço

Anónimo disse...

As "línguas" são totalmente diferentes". A única semelhança é que ambas de leêm da direita para a esquerda.