sábado, 31 de maio de 2008

Uma alegre manobra de diversão (croniqueta de fim-de-semana)

O vice-presidente da Assembleia da República e referência histórica do partido do governo vai animar um comício, no próximo dia 3, em conjunto com o Bloco de Esquerda, outros socialistas históricos e renovadores comunistas, sendo que estes últimos, comunistas não serão e penso que ninguém saberá o que é que eles querem renovar.
É fácil deduzir estarmos perante uma manobra de diversão para minorar as perdas eleitorais que se avizinham para a banda dos rosinhas. Aqui, Manuel Alegre até está muito bem na foto, a fazer o que sempre fez, defender o seu partido para o bem e para o mal. Atitude essa que não se pode considerar incoerente, uma vez que não perdeu tempo a elucidar a comunicação social de que não é um comício contra o governo. “Trata-se de uma manifestação pelos ideais de Abril”, diz ele. Já um pouco tarde, estamos em Junho, digo eu. “Queremos saudar Abril e Maio”, diz ele. Pois, digo eu.
Quem também fica muito bem na fotografia são os auto-denominados “renovadores”, sempre à espera que chegue a sua vez, isto dá para todos, é só aproximarmo-nos da gamela e termos a paciência de esperarmos.
Pelo lado do Bloco também não admira muito que o comício não seja contra o governo, é por demais conhecido o papel histórico dos esquerdistas, não sendo necessário espraiarmo-nos por aqui.
Não se conseguiu foi saber quais os históricos dirigentes socialistas que estarão presentes no grande comício: Mário Soares, que nem está surpreendido com o relatório da União Europeia e foi o introdutor dos contratos a prazo e dos salários em atraso em Portugal, ou o primeiro-ministro José Sócrates, o que conseguiu até agora a única maioria absoluta para o partido rosa.
Mas seria bonito, e paradoxal, já agora, o famoso engenheiro saudar Abril e Maio…

Sem comentários: