segunda-feira, 18 de maio de 2009

AKEL

Augusto Alberto

As notícias chegam-nos em catadupas e dos últimos dias ficam-me três. Em primeiro, aquela que nos fala de um jornalista que diz que foi morto a mando do presidente do seu país, a Guatemala. Como é que alguém pode dizer que foi morto, ou trata-se de um absurdo? A verdade é que o homem se gravou, acusando o presidente de o querer matar e logo no outro dia, de facto, o homem foi assassinado. Um quadro ao melhor estilo das corneladas e generaladas na América latina. O presidente logo chamou o FBI para investigar. Quer dizer que o presidente chamou a bota do amigo grande, porque a sua já não cabe no pé do seu Pais, ou dizendo de outro modo, colocou a raposa no galinheiro. Uma delicia. Mas curiosamente, a imprensa cá da pátria, tão lépida a adjectivar, não é capaz de adjectivar esta figurinha, saiba-mo-lo.

A segunda, é aquela que trata de escândalos e corrupção. Na Espanha, o responsável do PP e governador de Valência, atascou-se em fatos, gravatas e sapatos e por isso a coisa ficou preta. Bagatelas! Ainda se fossem fraques, dava para passar a ser o homem das cobranças difíceis, figura de virtudes em tempos de dor, dadas dificuldades de tesouraria. Mas vale a pena e em especial perceber o que vai no reino de sua majestade. Já não chegaram as tramas dos amigos do Brown contra o seu rival Cameron, aliás, sanadas, porque no reino das putas, há sempre forma de resolver os casos, com uns estalos ou com um pedido de desculpas. Foi o caso. No snobe parlamento de sua majestade, deputados trabalhistas e conservadores, resolveram meter a mão bem fundo. Recebimentos e pagamentos ilícitos, cobranças imorais e os dinheiros da Nação de mão em mão, como as pombinhas da catrina. Num momento em que por cá nos nossos deputados se zurze sem piedade, eu direi, em comparação, que, ou são meninos de coro ou ainda aprendizes de feiticeiro. Que pombinhos!

Mas há uma terceira que se distingue pelas virtudes. Aliás, nem sei se será noticia. Melhor dizendo, uma não notícia, porque há noticias que nunca deverão ser noticia. Foi só um número, escondidinho no meio de muitos outros. Afinal, Chipre do conjunto das economias da União Europeia, foi a única a crescer, dois vírgula e picos. Dito assim, nada de especial, não fosse o facto de Chipre desde há alguns anos, ter um governo liderado por comunistas. Olá…Não sei como é que os meus camaradas cipriotas aqui chegaram, mas desde já quero dizer que visitei Chipre há relativamente poucos anos, já neste século, e fiquei impressionado com o facto de não haver casa moderna que não tenha múltiplos painéis solares, reduzindo desse modo a dependência significativamente dos combustíveis fósseis tradicionais. E a Galp senhores…Também a produção de substituição é uma prática. Ou seja, a manufacturação nacional de produtos tradicionalmente importados, equilibrando desse modo a relação importação/exportação. Um agressivo turismo de massas e de alta qualidade. Uma repartição mais equilibrada da riqueza nacional, evidentemente, e por último, uma classe média, aquela de quem se diz ser flutuante, uma espécie de rolha de cortiça, mas que por cá não se move nem com ventos e marés, sem traumas, por saber que no Governo da Nação, estão comunistas. E não me venham falar de euro comunistas, porque esses já há muito saíram de cena.
Por último, quero aqui deixar um pequeno comentário em forma de registo. Não é possível mudar, sem nada mudar, disso poderemos ter todos a certeza.
Para que se saiba, que é possível…cliquem em AKEL e perceberão porquê.

1 comentário:

Ana Tapadas disse...

Bela perspectiva!
beijinho