sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Comité Olímpico de Portugal: 100 anos



O Comité Olimpico de Portugal faz hoje 100 anos. É o 13º comité olimpico mais antigo.
O seu presidente, Comandante Vicente Moura, concedeu hoje ao jornal desportivo "A Bola" uma entrevista, da qual extraímos algumas passagens.

“Portugal tem o mais baixo índice de prática desportiva da Europa e o menor número de atletas federados, cerca de 450 mil, sendo que metade destes são do futebol.
Em Portugal há 5 federações olímpicas que não têm mais de 100 praticantes. Falta profundidade no nosso desporto.
Temos poucos atletas, poucos talentos, trabalho incompleto e depois queremos resultados iguais aos dos países desenvolvidos. Temos de trabalhar mais e melhor”.




"- Quando perdemos o comboio para os espanhóis?
- Nos anos 80. Quando eles perceberam que ganhavam o mesmo número de medalhas que nós e elaboraram um plano de construção, como os alemães fizeram e a que chamaram o plano dourado.
Assim, cada povoação com 5 mil habitantes tinha de ter um pavilhão, uma piscina de 25 metros, um capo de futebol e uma pista de atletismo. Com isto espalharam a rede de infra-estruturas pelo país. Depois, na fase seguinte, o governo central, juntamente com as autarquias, colocou técnicos nos pavilhões, nas piscinas, a trabalhar com as crianças. O número de atletas aumentou imediatamente. Em seguida criaram os centros de alto rendimento e, por último, criaram a associação de modalidades olímpicas, uma espécie de fundação do Estado, do CO e da rádio e televisão nacionais. Todos os sponsors que davam dinheiro à instituição para as bolsas dos atletas recebiam publicidade gratuita na televisão e na rádio.
Em 1992 organizaram os Jogos de Barcelona e conquistaram 23 medalhas. Hoje Portugal já nem no Hóquei em Patins compete com Espanha. Perdemos muitos anos… "


Como se vê, não tínhamos que inventar absolutamente nada. Nem sequer alterar, ou cumprir, a Lei de Bases do Desporto. Bastava tão só copiar.

3 comentários:

Ana Tapadas disse...

Hoje a tua »Aldeia» está mesmo «Olímpica»!
Beijo

Anónimo disse...

pois, não inventariam é os casos de doping já confirmados.
JM

Anónimo disse...

Além disso, está mal informado. Era cada aglomerado populacional com 25.000 habitantes e não com 5.000.
JM