quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Os malefícios do tabaco


Augusto Alberto

Aceitemos escrever e ler sobre os malefícios da sociedade capitalista. Afinal, é nela que vivemos. Bem sei que falar sobre esses malefícios, é tão excessivo, como falar sobre os malefícios do tabaco. Sabemos que faz mal, mas continuamos a caminhar sobre o borrão, sem esboçar uma alteração de comportamento. Parece patético, mas é assim!
Leu-se, entretanto. Mais de 100 mulheres foram deixadas inconscientes num terreno depois de terem sido submetidas a procedimentos cirúrgicos num hospital do distrito de Malda, em Bengala Ocidental. Onde fica Malda? Onde fica Bengala Ocidental? Não sabemos. Fica para lá… Mas sabemos que a Índia é a maior democracia votante do Mundo. Tem em Bollywood, uma indústria cinematográfica, mais pujante do que Hollywood. E é high tech. De todo o modo…tem o Ganges e é uma merda.

E Londres? O que nos dizem da monarquia? Que cerca de 1200 doentes, morreram entre Janeiro de 2005 e Março de 2009, por negligência, no Hospital de Stafford. É uma história de privação de medicamentos, água e alimentos, que colocou o interesse corporativo e a contenção de custos, acima do interesse dos doentes. Mas esta história não pode acabar assim. 007, e o sistema Nacional de Saúde Britânico, foram panfletados como património indiscutível e único, na coreografia da cerimónia de abertura, que celebrou os Jogos Olímpicos de Londres. Por isso, os britânicos tombaram no cinismo. E esse cinismo, a fazer fé, ocorreu no período da “terceira via”, de Tony Blair e Gordon Brown. Os amigos da internacional socialista, dos Antónios, José e Costa. E assim dá-se o absurdo do socialismo de rosto humano ou a 3ªvia, não serem nem melhor nem pior do que o quadrilhismo neoliberal da senhora Tatcher e Reagan. São a mesmíssima merda.
Suspeitei eu que estas anomalias fossem no sistema de saúde cubano. Mas não! Apesar de enormes dificuldades, continua firme a máxima que suporta a Ilha. Nenhuma mulher que necessite de cuidados de saúde, é deixada a esvair-se até à morte, numa cama de hospital, à míngua de paz, conforto, medicamentos e pão, nem num descampado, ou cadáver, deitado ao Ganges, para evitar os custos de funeral.
Cá está! Como são democráticos os malefícios do capitalismo. Embora os malefícios do tabaco, também o sejam no socialismo.

Sem comentários: