quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Deneuve pode ser Goebbels?

Augusto Alberto

Portas é um esteta. Na arte de vestir, na arte dos esgares, na arte da treta e do melodrama, tal como Catherine Deneuve, foi esteta na arte de representar. Desconfio que também marrou nas histórias de Corin Tellado, de onde lhe veio o jeito para trejeitear, ao modo de faca e alguidar. Mas a fazer fé na última sondagem da “Mark Teste”, que por bem, jamais será conhecida, o partido da doutrina cristã, não vai além de 2,3% dos votos expressos, e o próprio Portas, é dado com a imagem de rastos. Ou seja, é bem provável que a direita dos interesses vá percebendo que Portas só atrapalha e, por isso, vão trabalhando a sua defenestração e maquinando para que chegue à frente, o bloco central, PPD/PSD-PS.
Portas, dizem os especialistas, sebentou, aqui e ali, ideias, e construiu um documento a que a direita mais bruta, chama a “reforma do estado”. Acontece, que lido, percebe-se que aquilo é um manual, que indica o rumo para soluções já testadas no Chile fascista de Pinochet, no Estados Unidos de Reagan e na Inglaterra de Thatcher, com custos sociais altíssimos. E mesmo na Suécia, a terra, diz-se, de muitas virtudes, a educação privada virou um faroeste, enquanto na área da saúde, muitos tiros vão rasgando os pés.
Paolo Porta, (não estou a brincar), o inspector-geral do partido fascista Italiano - não confundir com o nosso Paulo Portas, que é Presidente da nossa Democracia Cristã, a mesma que na Itália de Mussolini foi antifascista, enquanto em Portugal, após a retoma reaccionária de 75, juntamente com os padres, andou com o cacete atrás de boa e nobre gente - também fazia parte do séquito principal de Mussolini, que tentou a fuga para a Áustria. Todavia, no dia 28 de Abril, foram interceptados por Partizans, que logo, fizeram justiça, tal era a necessidade da reparação. De seguida, foram atados pelos pés a uma barra de ferro, com a cabeça voltada para baixo, sendo de imediato, escarnecidos e cuspidos pela arraia-miúda. Contudo, a “democracia”, não sendo o fascismo e por ser superior, pode por desagravo, fazer a justiça “democrática”, dando merecida utilização ao voto “livre e democrático”, porque por gente como esta, não merece que os homens, como os cães de Pavlov, se ponham a salivar.
Todavia, é preciso precisar o seguinte. Paolo foi um fascista, mas Portas é um cristão e evidentemente, um democrata. Contudo, há quem o aponte como o Gobbels da maioria

Sem comentários: